Skip to main content
whatsapp

Whatsapp pode ser considerado uma rede social?

O Whatsapp o aplicativo de troca de mensagens mais popular do planeta com aproximadamente 800 milhões de usuários ativos no mundo, pode ser considerado uma rede social?

Você se considera um viciado no Whatsapp?

Se partirmos da definição de Rede Social (conforme Wikipédia) que diz que: “Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos em comum.” O Whatsapp pode ser considerado uma rede social, pois através do aplicativo compartilhamos várias situações, construímos relações e até podemos dizer que o aplicativo nos ajuda a atingir um objetivo em comum, já que muitas empresas utilizam o Whatsapp para a comunicação entre os seus funcionários.

É inegável o sucesso do aplicativo e a pergunta se ele é ou não uma rede social é extremamente apropriada, pois com tamanha popularidade o título de “aplicativo de troca de mensagens” é pouco para o Whatsapp, já que além da função de trocar mensagens, através do mesmo nós podemos trocar fotos, vídeos e recentemente nas últimas versões até chamadas podemos realizar por meio desse “santo” aplicativo.

Quantos grupos você participa no Whatsapp?

Outra característica que pode dar o título de rede social ao aplicativo são os grupos que participamos no Whatsapp, há grupos para todos os gostos, sobre moda, música… etc. e nesses grupos nos conectamos com pessoas que tem preferências similares as nossas, lembrando que como mencionado anteriormente se conectar a pessoas que tem um objetivo em comum é um dos pilares das redes sociais.

Atualmente, muitas pessoas não fazem mais chamadas da maneira tradicional com os seus celulares, elas se comunicam só por mensagens. Quer deixar uma pessoa inquieta? Coloque-a em um local que não haja sinal de internet, isso já basta para a pessoa ficar impaciente, pois vivemos em uma era em que vivemos conectados aos nossos smartphones e olhamos para a telinha do celular praticamente a toda hora e o whatsapp foi um dos grandes colaboradores para essa nossa “fixação” pela telinha do celular. Muitos não podem ver o sinal de notificação do aplicativo aparecer que correm literalmente para ver a mensagem.

Por todas essas características apresentadas podemos dizer que sim, o Whatsapp é uma rede social, uma rede social um pouco diferente das outras, já que não há um feed de notícias bem organizado na tela e uma estética bem elaborada, mas mesmo assim ele é uma rede social, pois o principio fundamental das redes sociais ele possui, o principio de conectar pessoas. Vivemos na era da conexão, onde lidamos com várias pessoas no dia a dia (no modo virtual e real) e o Whatsapp é um ingrediente a mais para nos ajudar a lidar com tantas situações e pessoas que transitam em nossa rotina. Utilize o aplicativo com sabedoria e veja como ele pode te ajudar, pois ele não é apenas um aplicativo, de uma vez por todas ele é uma Rede Social.

Comente aqui