Skip to main content
big data

Você sabe o que é Big Data?

Tenho certeza que você já ouviu esse termo, mas nunca teve curiosidade de saber ou até mesmo vergonha de perguntar o que significa. Não se preocupe, nos próximos parágrafos você vai saber o que é o Big Data e também o que você poderá fazer com ele.

A origem do Big Data

Em TI – Tecnologia da Informação, Big Data significa ao pé da letra megadados. Um grande armazenamento de dados baseados nos 5V’s: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

O Big Data também é um termo muito utilizado atualmente por empresas de comunicação. Com os dados coletados, você poderá prever o crescimento e disponibilidade do seu negócio ou do cliente. Claro, sabendo usar as informações coletadas e fazendo uma união entre análise e planejamento de ações.

Segundo a IBM, estamos gerando um número incontável de informações todos os dias e as dificuldades maiores desse problema é armazenar, analisar e utilizar esses grandes conjuntos de dados ao seu favor. Isso implicará um investimento maciço nos próximos dois ou três anos, em todo o mundo.

A tendência é que o mercado global tenha um crescimento de aproximadamente 40% até 2015. Dos 5V’s citados agora pouco, iremos comentar 3 que estão causando maiores desafios para as empresas: volume, variedade e velocidade.

Volume

São gerados um número gigantesco de dados diariamente e a estimativa é que esse número dobre a cada 18 meses. Mas por que tanto volume? Existem vários fatores sobre o volume, o principal deles é o streaming de vídeos nas mídias sociais. Fora isso, existem dos dados de texto, fotos e também transações feitas ao longo dos anos. Gerando um volume de dados excessivo, automaticamente ficará mais difícil determinar a relevância desses dados e consequentemente criar valor a partir dessa relevância.

Variedade

Os dados de hoje vem em vários formatos, desde áudio, vídeo, e-mail, banco de dados, etc. E esses dados representam 80% de uma corporação.

Velocidade

Muitas vezes precisamos agir em tempo real para poder dar conta dessa velocidade intensa de dados. Isso significa que você terá que ser tão veloz quanto para tratar essa demanda. Esse é o principal desafio das empresas.

Certo, mas ainda tenho dúvidas

Se você chegou até aqui e continua sem entender, separei o vídeo abaixo onde a galera do Nerdologia explica o que significa Big Data de uma forma metafórica.

Mercado de trabalho em Big Data

As oportunidades de trabalho estão aumentando graças à proliferação de ferramentas de análise de dados e o seu uso, especialmente nas empresas de comunicação. Nelas estão sendo criados departamentos específicos de inteligência de dados. Portanto, se você ainda está em dúvida em qual profissão deseja atuar, saiba que esta é uma promissora.

Uma coisa é certa, existe uma escassez de profissionais que terão que se adaptar a trabalhar com essa tecnologia. Para se ter uma ideia, em 2018 os Estados Unidos podem enfrentar uma falta de 140 mil a 190 mil profissionais que tenham grandes capacidades analíticas.

A parte ruim

Nem tudo são flores, e essa toda massificação de dados enfrenta outros obstáculos. O maior deles é a privacidade. Se a recomendação de links patrocinados pelo Google ou pelo Facebook parece invasiva, a legislação do mundo não está preparada para agregar todo o potencial que o Big Data tem a oferecer.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.