Skip to main content
vimeo

Vimeo ou YouTube? Para os negócios.

Em alguma momento da sua carreira, você já deve ter se perguntado qual seria a melhor plataforma para veicular videos. Bem, existem algumas questões que você deve responder antes, para planejar a estratégia: Você quer atingir o maior público possível ou focar em um nicho específico? Existe uma verba para anúncios e publicidade?

YouTube x Vimeo

As vantagens do YouTube

A audiência cresce à cada dia. Se compararmos entre 2015 e 2014, o número de pessoas que assistem videos no YouTube aumentou 40% por dia. O site de transmissão e videos é a segunda maior ferramenta de busca, perdendo somente para o Google. E, por ser do Google, é favorecido no mecanismo de busca. Dependendo das palavras-chave usadas, o seu video pode aparecer relacionado aos resultados da pesquisa. Quando foi a última vez que você viu um video do Vimeo com um bom posicionamento na busca do Google?

Quer falar de custo? Ok. O YouTube é de graça, até para usos de negócios. As contas possuem capacidade de armazenamento ilimitado, logo você pode adicionar quantos minutos – ou horas – de conteúdo desejar. O Vimeo tem custo, dependendo da conta que for criada, e também possui limite de número de horas que você pode enviar e armazenar.

Possibilidade de adicionar botões com chamada para ação (call to actions), e anotações que incentivem o seu público a continuar consumindo o seu conteúdo.

As desvantagens do YouTube

Talvez os seus espectadores precisem ver um video de publicidade antes do seu conteúdo aparecer. Alguns anúncios podem ser pulados depois de 5 segundos, outros tem exibição obrigatória, que varia de duração. O YouTube usa todas as informações dos canais criados e inscritos para definir o público-alvo, como: gênero, idade, localização, etc.

A competição é muito maior, já que se trata de uma plataforma pública onde o dono do canal pode enviar qualquer video, desde que não viole as políticas e diretrizes do site.

As vantagens do Vimeo

Não tem publicidades antes da exibição dos videos. Então não tem que se preocupar com os espectadores impacientes fugindo do seu link. Mais qualidade nos conteúdos, por se tratar de um público de nicho PARA um público de nicho existe uma comunidade restrita de Criativos do Vimeo. Enquanto o YouTube mostra os videos mais populares (pela audiência), o Vimeo promove os escolhidos por uma equipe do próprio site (“Staff Picks”). Por ter uma comunidade restrita, tem pessoas mais focadas em produzir conteúdo específico, como video-clipes, pequenos documentários ou videos conceituais para portfolio.

As desvantagens do Vimeo

Menos audiência. Os números do Vimeo são 170 milhões de views por mês, contra o 1 bilhão de views do Youtube, por mês. Por não ter vínculo com o Google, tem chances muito menores de aparecer bem nos resultados de busca. É óbvio que o Google irá favorecer o seu próprio serviço.

Como já foi dito, existem custos. O Vimeo Pro, para “profissionais e negócios”, custa a partir de 170 dólares por ano. Com essa escolha por pacotes vem também a restrição no número de envios e capacidade de armazenamento. Mesmo com a inscrição Pro, a conta irá dispor de 20GB por semana ou 1TB por ano. Podendo ser extendido por 3TB por ano, mas essa atualização custará quase 400 dólares por ano.

Fonte:

https://blog.hootsuite.com/vimeo-vs-youtube-business/

Comente aqui

Fernanda Landim

Formada em Publicidade e Propaganda, nerd e apaixonada pelo Canadá. Durante algum tempo estive perdida sobre que área da Publicidade deveria focar. Decidi explorar um pouco de cada.