Skip to main content
marketing

Vem aí: Cinquenta Tons de Marketing

O mundo – ou pelo menos boa parte das mulheres dele – aguarda a estreia da adaptação cinematográfica de “50 Tons de Cinza” no próximo final de semana, colado no dia dos namorados nos Estados Unidos e em diversos outros países. A icônica história “pornô papai-e-mamãe” já vendeu mais de 100 milhões de livros, o pode ser considerado um marco, atingido por poucas franquias como “Harry Potter”, “Crepúsculo” e “James Bond”. O final desse conto você já deve saber: uma produção Blockbuster nos cinemas, uma bilheteria arrebatadora, um filme que poderá agradar ou desagradar.

Tanto faz, o que importa é o marketing

Falar sobre o sucesso dos 50 tons não é necessariamente uma questão de como eles vão se sair nos cinemas. É uma questão de como eles já estão se saindo na mídia e de como o terreno está sendo preparado para receber mulheres (e homens) de todo o mundo para acompanhar seu lançamento. Além disso, é também uma questão de como o filme abusa do marketing para ganhar seu espaço e de como o marketing também começa a entrar na onda do buzz causado com filme.

Na última semana, a marca de camisinhas norte americana Trojan lançou esta campanha que satiriza o filme.

Em 50 Shades Of Real Pleasure (“50 tons de prazer de verdade”), Trojan convida o expectador a “sair da área cinza para mais de 50 tons de prazer de verdade”. O anúncio, que na verdade vende uma linha de vibradores e lubrificantes, satiriza a conhecida história do casal Christian Grey e Anastacia Steele e promove o bom e velho sexo simplificado e sem amarras (sim, isso foi um trocadilho) como forma de obter prazer de verdade. Embora seja uma sátira, o anúncio pega embalo no furor do lançamento do filme. Potencializa, ao mesmo tempo, a expectativa por ele.

Não foi a primeira aparição de “50 Tons de Cinza” no universo da propaganda. Em 2013, um vídeo do humorístico Saturday Night Live reproduziu uma hilariante campanha fictícia de dia das mães para o Kindle, da Amazon. A “peça” tem como mote o hit literário que o título foi na ocasião:

Para não dizer que somente o filme se beneficia de toda esta exposição orgânica, vale lembrar que “50 Tons de Cinza”, por si só, já fez e continua fazendo a alegria de outra marca. Modelos de carros da Audi têm um número expressivo de citações na trilogia de livros, em momentos relevantes para o enredo, inclusive. De acordo com a autora, E. L. James, a presença da marca na história não foi combinada ou comercializada. Ela, inclusive, não se diz fã da montadora. Como descrito em artigo publicado no Advertising Age, a Audi virou um personagem da trilogia em razão da imagem que a marca construiu, ligada ao bom desempenho e ao design arrojado.

Mídia espontânea ou não, a presença da Audi em “50 Tons de Cinza” não ficou presa aos livros. Assista ao trailer do filme e confira, aos 1 min, e 3 seg., o Audi R8 Spyder “fazendo uma de suas cenas” no filme.

Digno de Oscar de ator coadjuvante.

A mim, pouco importa o previsível sucesso que o filme será nos cinemas. O marketing que já vem envolvendo a franquia há anos já é digno de prêmio. Sofisticação, desejo, libertação: vários são os conceitos explorados pelo enredo. E em uma época onde marcas se dobram e desdobram para contar histórias que envolvam seus consumidores, não há como ficar de fora de uma história que já fisgou tantas mulheres pelo mundo. É meio caminho andado para tocar o consumidor – ou a consumidora – no seu íntimo.

Em tempo: A Grey Enterprises (empresa liderada pelo protagonista do livro) pode não ser real. Mas as fãs da história que quiserem se tornar estagiárias da empresa podem se inscrever em um “processo seletivo” no belíssimo site http://greyenterprisesholdings.com. Certamente não conseguirão uma vaga de emprego, mas estarão dentro da mailing list de um dos maiores hits do cinema e da literatura norte-americana.

Comente aqui

Ricardo Fernandes

Profissional freelancer de conteúdo e RP. Formado em publicidade, pós graduado em marketing e comunicação integrada. Publicitário, marketeiro e escorpiano. São Paulo/SP