Skip to main content
Facebook-ROI

Veja como é simples mensurar o ROI das suas promoções no Facebook

Mensurar os resultados de uma campanha de anúncios baseada em CPC (custo por clique) é uma habilidade relativamente fácil de adquirir. Você é capaz de visualizar o retorno de cada anúncio e cada clique? Mensurar o ROI de promoções nos Facebook pode não ser tão óbvio, mas é igualmente simples. Você só precisa saber quais indicadores de performance monitorar.

Você provavelmente não verá vendas diretas provenientes de um concurso ou sorteio no Facebook, mas eles são um dos métodos com melhor custo-benefício quando falamos em captação de leads via redes sociais. E mais, segmentando corretamente seu concurso, você garantirá que pessoas com real interesse em seus produtos participem de suas campanhas.

Nesse artigo eu vou abordar os diferentes ROIs que você pode esperar a partir de promoções no Facebook e métodos para atingi-los.

1. Likes no Facebook

Se sua empresa procura atingir mais likes, um concurso no Facebook é a chave.

Sorteios no Facebook são os principais motivos pelos quais pessoas curtem páginas no Facebook. E com um like-gate (ou fangate), fica fácil pedir para que as pessoas curtam sua página para participar da campanha.

Conseguindo curtidas a partir de uma campanha no Facebook

É simples conseguir likes usando as ferramentas de like-gate oferecidas por aplicativos de terceiros, como os da Wishpond e outros. Essa ferramenta esconde a página da campanha para os visitantes, permitindo que ela seja liberada somente após o visitante curtir a página. Geralmente o like-gate é uma simples imagem com um texto pedindo para a pessoa curtir a página.

Após a pessoa curtir a fanpage a página é recarregada, mostrando a campanha, agora a pessoa está apta a participar. A única coisa que você precisa é fazer o upload da sua imagem e o aplicativo cuidará do resto.

Veja o exemplo de like-gate abaixo:

Facebook ROI

Veja abaixo respostas para perguntas freqüentes sobre o uso de like-gate:

Usar like-gate em campanhas é contra as regras do Facebook?

Não! Contanto que ao curtir a página a pessoa não esteja automaticamente participando da promoção, a ferramenta está totalmente dentro das regras do Facebook.

A taxa de desistência é muito alta quando o like-gate é incluído em uma campanha?

Geralmente você pode esperar uma taxa de desistência mínima – menos de 10% – causada pelo o uso do like-gate. O risco vale, uma vez que os demais 90% curtirão sua página para participar, estabelecendo um novo canal de comunicação com novos possíveis clientes.

Não importa qual é o seu objetivo, se você estiver promovendo no Facebook, você conseguirá alguns likes a mais na sua página.

2. Exponha sua marca e gere interesse em seu produto

Fazer concursos e sorteios no Facebook é uma ótima forma de aumentar o conhecimento de um novo produto. Você pode conseguir que as pessoas leiam sobre e compartilhem com familiares e amigos através de uma simples campanha cujo prêmio é um produto que você venda.

Você também pode envolver os participantes no processo de criação ou usar o feedback deles para melhorar a qualidade dos seus produtos. Essa é uma maneira muito mais divertida e interativa de divulgação do que um anúncio em revista ou TV.

A marca do refrigerante Mountain Dew fez isso de uma maneira muito interessante ao pedir para que os participantes votassem em seus sabores favoritos na campanha “Democracy”. Confira a página de resultado da campanha no Facebook.

Facebook ROI

3. Conteúdo criado por usuários

Conteúdo criado por usuários, incluindo fotos, vídeos e textos, são ótimos para campanhas de marketing. Pessoas não gostam de ser bombardeadas com conteúdo corporativo, por isso você deve incluir pessoas reais em suas campanhas. A melhor forma de fazer isso é possuindo um estoque de materiais criado por usuário para preencher sua campanha.

As pessoas gostam de ver o que criaram compartilhado por marcas, isso oferece a elas aqueles 15 minutos de fama. Empresas como Walmart e Coca-Cola usam conteúdo criado por usuários nas fotos de capa de suas fanpages.

Veja o exemplo do Walmart:

Facebook ROI

Você pode pedir que os usuários enviem conteúdo produzido por eles através de um concurso e oferecendo a eles a chance de ganhar um prêmio.

 4. Obtendo novos leads

O maior retorno no investimento que um concurso pode oferecer para uma empresa é novos leads. Cada participante que se cadastra em sua campanha fornece informações de contato, como endereços de e-mail. Faça destes participantes novos leads para os quais você pode vender seus produtos e serviços.

Para conseguir um maior número de e-mails e leads você precisará aumentar, também, o número de participantes. Faça isso diminuindo as barreiras para participação. Evite pedir informações além do nome e e-mail do participante para participar.

A taxa de participação pode ser ainda maior se você reduzir a barreira a apenas a um campo (e-mail).

Como ter certeza de que cada lead esteja interessado em seu anúncio?

Você deve oferecer um de seus produtos como prêmio. Isso é o mais importante se você deseja encontrar novos consumidores. A menos que você seja a Apple, não ofereça um iPad como prêmio do seu concurso. Isso trará muitos participantes, mas eles somente estarão interessados em ganhar o iPad e não em sua empresa ou produto.

Mesmo que seu público esteja interessado em iPads, ao oferecer este prêmio você conseguirá que eles participem, mas não há garantia de que eles estejam interessados em seus produtos. Você pode oferecer vale-compras para os participantes. O que retornará:

1. Participantes que estão interessados em seus produtos. Por que eles iriam desejar um vale-comprar de sua loja se não estivessem interessados?

2. Irá filtrar um maior número de pessoas que sejam público-alvo. Ao oferecer um prêmio qualquer, você conseguirá participantes, mas você ainda irá precisar transformar estes participantes em clientes.

Você pode fazer isso programando um e-mail automático, ou uma série de e-mails, que será enviado aos participantes assim que eles se cadastram em sua campanha. Inclua um incentivo, como um cupom de desconto com uma call-to-action, direcionando o participante para a sua loja, onde ele poderá usar o cupom.

5. Avaliações de clientes

De acordo com uma pesquisa recente, ”70% dos adultos que acessam a internet nos EUA confiam em marcas ou produtos recomendados por amigos e familiares”. O mesmo relatório aponta que 46% confia em avaliações publicadas por outros consumidores, mas apenas 10% confiam em mensagem de texto e anúncios enviados por empresas.

Isso significa que ao conseguir avaliações de clientes sobre sua empresa ou produto, você está criando ótimas oportunidades para vendas. A maneira mais fácil de conseguir isso é pedindo para seus clientes enviarem suas opiniões em troca da chance de ganhar um prêmio. Solicite às pessoas que enviem fotos ou vídeos delas utilizando seus produtos, há uma grande chance que elas compartilhem opiniões sobre seus produtos.

Incentive o compartilhamento ao inserir opção de votação em seu concurso. Os participantes estarão mais propensos a compartilhar sua campanha a fim de conseguirem mais votos e aumentar suas chances de ganhar. Isso irá atrair centenas de visualizações, principalmente pelos amigos dos participantes. Estes amigos de participantes também ficarão curiosos para saber mais sobre a sua empresa – aumentando o tráfego e melhorando a qualidade dos leads.

Você pode utilizar um concurso de votação entre seus produtos para conseguir avaliações de clientes. A facilidade deste tipo de concurso é que ele possui barreiras muito menores para participação em comparação com concursos de frases ou fotos. Isso porque para participar a pessoa precisa somente clicar em “votar”.

Depois de finalizado seu concurso, você pode selecionar os produtos mais votados e destacá-los como os produtos mais bem avaliados em sua loja.

Acompanhando o ROI através de anúncios no Facebook

A melhor maneira de atrair público segmentado para o seu concurso é através de anúncios no Facebook. Você pode usar o pixel de conversão de anúncios no Facebook para rastrear quanto você está pagando por cada anúncio e participante em seu concurso. Veja mais informações neste artigo da Camila Porto, “Anúncios no Facebook: O que é e como criar um rastreamento da conversão, ajudará a configurar o rastreamento dos resultados.

Espero ter ajudado a entender como você pode obter melhor ROI de suas campanhas. Qual sua opinião? Qual tipo de retorno você considera mais importante?

Comente aqui