Skip to main content
super fãs

Transforme seus clientes em Super Fãs

Recentemente,  li um artigo que repassava alguns conselhos de como criar Super Fãs. Eram passos simples, que todos podemos seguir, seja você um colunista de um blog de uma área específica, um jornalista, um escritor ou qualquer outra profissão que implica em realizar determinados trabalhos que objetivam alcançar uma quantidade expressiva de pessoas.

Partindo dessa leitura, pensei que essas mesmas dicas podem ser adaptadas para as marcas, produtos e empresas, principalmente aquelas que estão em sua fase inicial de atuação, que ainda estão tentando atrair a atenção de seu público. Quando somos capazes de chamar a atenção de uma pequena parcela de pessoas, também somos perfeitamente capazes de atrair os olhares de outra parcela ainda maior, observando sempre os melhores e mais eficazes meios de realizar tal tarefa.

 

No início, quando contamos com uma audiência pequena, temos a possibilidade de construir boas conexões, tendo e vista que a quantidade possibilita um contato mais singular entre marca e consumidor e esse mesmo consumidor pode vir a se tornar um Super Fã que atrairá outros Super Fãs. Partindo dessa premissa, elaborei quatro passos que podem fazer com que seu consumidor se torne um Super Fã de sua marca.

1 Encontre seus principais consumidores

Para que você venha a ter Super Fãs, precisa-se primeiro encontra-los no meio da multidão. Geralmente, eles são aquele tipo de consumidor que segue a marca nas redes sociais, mas além de segui-la, eles  compartilham os conteúdos publicados pela marca, a mencionam, reagem com um “Amei” no Facebook, retweettam, etc. Eles são também aquelas pessoas que abrem os e-mails marketing recebidos e os retornam de forma positiva. É importante se atentar aos criadores de conteúdos, influenciadores e clientes em potencial.

2 Mantenha-os em sua rede de contato

Após encontra-los, crie um mailing com esses Super Fãs. Mantenha sempre o contato com os mesmos, sejam por uma referência nas redes sociais, um e-mail marketing personalizado, uma ligação ou mensagem, ou até mesmo, dependendo do conteúdo, compartilhe aquilo que seu super fã publicou e que você achou relevante. Isso mostra que a marca está atenda ao consumidor. Além disso, nunca deixe um pergunta sem resposta. Encontre sempre um meio de sanar a dúvida de um cliente ou cliente em potencial.

3 Ouça e responda seu super fã

Como explanado no tópico anterior, é importante nunca deixar um super fã sem uma resposta. Esteja sempre atento aos questionamentos que ele possa vir a fazer e o responda o mais rápido possível. Essa resposta pode ir através de uma ligação, de um e-mail, de uma mensagem em redes sociais ou até mesmo de um encontro entre o cliente e um representante da marca.

4 Elabore conteúdos específicos para seus super fãs

Estabeleça um vínculo mais forte entre marca e consumidor por meio da aproximação. Mencione seus super fãs em seus posts. Escreva algo direcionado para eles. Por exemplo, se você for uma empresa de decoração, elabore um post exclusivo para arquitetos e designers de interiores. Influencie através da proximidade entre marca e stakeholders.

Criar um Super Fã é fazer com que surja uma espécie de embaixador da marca, aquele consumidor que ama determinada empresa/marca/produto/serviço e faz com que outros também passem a ama-la. Além disso, o processo de criação de um super fã da marca mostra também que a mesma se preocupa e cuida de seu consumidor, indo de encontro ao que Philip Kotler chama de Marketing 3.0, o marketing centrado nas aspirações do consumidor como ser humano.

Comente aqui