Skip to main content
Tenha-um-dia

Tenha um dia mais produtivo!

A correria faz parte da rotina do ser humano. Essa rotina corrida se inicia ainda quando somos jovens, quando começamos a nos preparar para os testes da vida, desde as noites sem dormir, quando estávamos nos preparando para o vestibular, até a batalha para conquistarmos o primeiro emprego.

Com o passar dos anos, esse ritmo se intensifica. Trabalhos da faculdade, afazeres do emprego, estudos extra faculdade, contas a pagar, construção de uma carreira sólida, casamento, filhos, tempo com os amigos. Nossa! Quanta coisa para tão pouco tempo!

 

Com tantos compromissos, tendemos a ficar sobrecarregados. Essa sobrecarga de atividades acaba por interferir no desempenho das mesmas. Quem foi que nunca se viu diante de uma tarefa no trabalho que não sabia por onde começar? Quantas foram às xícaras de café tomadas para podermos entregar determinado projeto a tempo? O café pode até auxiliar, mas outras ações bastante simples podem nos ajudar a termos um dia mais produtivo.

Comece o dia se exercitando:

Sabemos que não é fácil acordar cedo, vestir a roupa de ginástica e ir à academia. Porém, essa atividade, aparentemente árdua demais, pode surtir efeitos poderosos durante o restante do dia. Pesquisas mostram que exercícios físicos pela manhã melhoram a memória, potencializando o desempenho mental, fazendo-nos assim sermos mais produtivos. Sem falar que alguns quilinhos desnecessários se vão.

A lista do “não-fazer”:

É comum termos uma lista de tudo o que precisamos fazer durante o dia. Mas, já pensou em fazer o contrário? Uma lista de coisas que não precisam ser feitas? Nessa lista, pode-se incluir aquele tempo a mais que passamos respondendo e-mails ou um banho um pouco mais demorado. O Planeta agradece.

Objetivos do dia:

Como citado anteriormente, todos temos uma lista de atividades a ser feitas durante o dia. Todavia, uma lista muito extensa pode ser prejudicial. Enumere dois principais objetivos para cada dia. Pode-se escolhe-los assim que acordar. Você pode começar com algo não tão difícil, como por exemplo, trocar o pão tradicional pelo pão integral. Com a prática, passe a fazer escolhas mais importantes, tais como uma mudança de cidade visando um job melhor.

Medite:

Acha que meditar é perda de tempo? Revise esse conceito. Inúmeros estudos mostram que mesmo pequenos momentos de meditação podem surtir benefícios significativos para sua carreira, desde melhorias cognitivas até a tomada de decisões mais rápidas e eficientes. Leo Babauta, especialista em hábitos “zen”, nos recomenda no mínimo dois minutos do nosso tempo diário para ficarmos quietos e nos atentarmos apenas ao processo respiratório, como prendemos e soltamos o ar de nosso corpo. Não precisa de nenhum mantra ou coisa do tipo. Apenas atente-se a sua respiração. Essa simples tarefa nos ajuda a acalmar, a se distrair menos e a sermos menos reacionários ao estresse. Então, respire!

dia de meditação

Comente aqui