Skip to main content
swarm

Swarm: a nova aposta do Foursquare

swarmDia 1º de maio foi um dia de anúncio de mudanças no Foursquare, anunciaram a divisão do aplicativo em dois e o nome da nova rede: Swarm (nome de uma das badges do Foursquare, obtida quando se faz check-in com mais de 50 pessoas em um mesmo lugar). Segundo notas dada à imprensa, Crowley chama de “um olhar para o futuro” essa decisão e divide para cada rede, funções que até então estavam reunidas apenas no Foursquare.

E hoje, 15 dias depois de longa espera (para os mais ansiosos…rs) pelo lançamento do aplicativo, o Swarm encontra-se disponível para download, mas por enquanto apenas para iOS e Android.

O novo app é bastante bonito e simples. Sobre o novo aplicativo, o CEO do Foursquare, diz o seguinte: “com o Swarm, você pode facilmente ver quais dos seus amigos estão por perto, descobrir quem está a fim de beber algo mais tarde, e dizer a todos o que você toparia fazer (de forma mais rápida e fácil do que com o Foursquare hoje)”. Mas carecem funções em relação às que existiam no Foursquare e isso tem sido motivo de críticas de muitos usuários, minhas inclusive. Não existe mais pontuação, não existem mais badges, nem o ranking e as prefeituras são diferentes. Dificilmente os usuários vão usar dois aplicativos, quando já estavam acostumados a usarem apenas um com todas as funções.

As telas do Swarm

swarm

O Swarm é composto de 5 telas que apresentam em cada uma as funções do app. A primeira tela é a tela de check-in. Você pode deixar seu check-in privado ou compartilhado deslizando para a direita ou esquerda o slider onde tem o botão de check-in. Também nesta tela você pode verificar quem está próximo a você escalonando pelos quilômetros de distância que o amigo(a) se encontra.

swarm

A segunda tela mostra todos os check-ins feitos pelo seus amigos em ordem cronológica.

swarm

A terceira tela mostra uma das novidades da rede, que a diferencia do Foursquare, é a possibilidade de criar um plano, isto é, você pode fazer um convite aos seus amigos para um passeio, uma caminhada ou qualquer coisa que vá fazer e queira companhia, como para aquela fila do banco desanimadora…rs

swarm

A quarta e última tela é são as conversações geradas por comentários e curtidas em check-ins. Nesta tela também aparecem os pedidos de amizade da rede.

No perfil de cada usuário aparecem todos os dados do usuário: nome, cidade, quantidade de check-ins, último check-in, mini bio, quantidade de amigos, quantidade de fotos e pra quem é Super Usuário, como eu, ainda aparece essa referência.

swarm

E como diferencial do Foursquare, o Swarm permite que você revise todo seu histórico e ainda coloque um “sticker” na sua foto que demonstra o “como você está se sentindo” (fiquem tranquilos que a carinha raivosa foi só pra ilustrar o post, tá…rs).

Ainda não há como saber se a aposta de Dennis foi válida. Teremos que dar tempo ao tempo e verificar como os usuários se comportarão em relação ao aplicativo. Por enquanto, o que parece é, que para negócios, o Foursquare ainda é a rede em que devemos apostar, uma vez que de acordo com declarações dadas, muitas novidades aparecerão no app nos próximos meses, focando nas recomendações e tornando o Foursquare concorrentes de redes de recomendações como o Yelp, TripAdvisor e até mesmo as recomendações do facebook.

E você, já baixou o Swarm? Comente sua experiência conosco! E pra quem quiser continuar a discussão https://www.facebook.com/groups/foursquarers.

Comente aqui