Skip to main content
comunicador

Sou um comunicador mesmo?

Você está naquela fase de escolha da profissional, está indeciso e não sabe que caminho seguir… Tem simpatia pela comunicação, mas não sabe se tem mesmo o perfil dessa linda área do conhecimento, nós podemos te ajudar.

O perfil do profissional de comunicação é de uma pessoa extremamente curiosa, que tem sede de conhecimento e amor pela informação. Além disso, gostar de pessoas é um diferencial determinante no profissional de comunicação, já que para obter a informação e efetuar o ato de se comunicar, as pessoas formam o ingrediente principal.

Não gostar de rotina também é uma característica muito bem vinda, pois o comunicador não tem uma rotina pré-definida, já que um furo de reportagem pode acontecer a qualquer hora e lugar. Ter a disponibilidade para mudanças de cidade e fácil adaptação a diversas situações, também são pré-requisitos para um profissional de comunicação bem sucedido.

 

A comunicação é uma área do conhecimento extremamente dinâmica que exige do seu profissional uma flexibilidade muito grande, pois se fizermos uma retrospectiva dos últimos 50 anos à forma de se comunicar mudou drasticamente, há 50 anos os meios disponíveis de comunicação eram extremamente limitados, hoje ao contrário a comunicação é praticamente instantânea graças a internet e aos smartphones.

Por causa dessa expansão, a flexibilidade do profissional de comunicação é tão exigida, pois a forma de se passar informação nesses diversos meios de comunicação são diferentes uns dos outros, por exemplo: a forma de linguagem que você utiliza para elaborar uma reportagem de jornal não é a mesma que você utiliza para postar nas redes sociais, já que o público que consome essa informação é diferente um do outro, ter a capacidade de adaptar a informação ao público que se quer atingir é requisito fundamental para quem quer ser um bom comunicador.

A tendência da diversidade de meios de comunicação só tende a crescer, pois atualmente não passamos informação somente através de palavras, mas também através de vídeos e fotos, ter em mente que a informação pode ser repassada de diversas formas é primordial. O bom comunicador sempre tem um olhar crítico dos fatos que ocorrem e até de si mesmo. Ser um questionador e estar sempre a procura de novas respostas são elementos que fazem de uma pessoa um comunicador. Podemos resumir que a comunicação é a sede pelo conhecimento, um conhecimento que se renova a cada dia e para encerrar, duas perguntas: Você tem sede pelo conhecimento? Você está disposto a correr atrás de novas percepções? Se as respostas para essas duas questões foram sim, parabéns e bem vindo você é um comunicador.

Comente aqui