Skip to main content
snapcode

O Snapcode é o novo QRCode

Já é coisa do passado termos um aplicativo no celular que só lê QRCodes. O QRCode morreu, já não se usa. Não é cool usar QRCodes na comunicação.

O que o QRCode fazia era criar um atalho para o celular acessar um determinado website mobile sem recorrer ao teclado. Com a realidade aumentada já não se usa essa tecnologia. Atrevo-me a dizer que o QRCode já não é nada tecnológico, não é nada prático, é feio, demorado, demasiado e o browser das aplicações de leitor de QRCodes são maus… etc, etc, etc.

 

Mas vamos resolver o problema das marcas, as que querem ligar o mundo offline ao mundo online, e sugerir que utilizem o Snapchat.

O que é o Snapchat?

É uma aplicação mobile que tem na sua essência a troca de imagens ou vídeos entre utilizadores, mas esses conteúdos só estão disponíveis durante um determinado período de tempo, sendo depois apagadas para sempre… O que isto quer dizer no ponto de vista do marketing? Que os usuários do Snapchat dedicam 100% da sua atenção a visualizar os conteúdos que recebem, porque nunca mais na sua vida vão conseguir visualizá-los novamente. É por isso que o Snapchat é tão importante para a comunicação. Os consumidores/usuários dedicam 100% de atenção aos conteúdos da plataforma. Mas o Snapchat foi mais longe e criou o Stories.

O que são as Snapchat Stories?

São conteúdos registados por um utilizador que ficam disponível para visualização durante 24h. É neste ponto que está a mais valia para as marcas. Diariamente as marcas podem criar conteúdos, sempre atualizados. Portanto, numa próxima campanha de outdoor, ao colocar o Snapcode na peça publicitária, as marcas garantem uma extensão de marca em ambiente mobile. Criando assim maior envolvimento para a campanha e afinidade com o seu público. A campanha passa a fazer parte do dia-a-dia das pessoas.

Como podem as marcas ligar o meio digital aos seus anúncios de outdoor?

get snapcode
clique na imagem para acessar o link

Para fazer o download do seu snapcode com qualidade de impressão, basta clicar na imagem acima.

Quem é que está usando o Snapchat, em Portugal?

Há muito pouco tempo o Expresso anunciou que vai cobrir as legislativas através do Snapchat. veja aqui o vídeo da explicação de Ricardo Costa.

expresso snapchat

Outra preocupação importante a ter em consideração é: como é que as marcas podem avaliar o retorno dos seus conteúdos em Snapchat? O Snapchat disponibiliza estatísticas, em tempo real, com o número de visualizações em cada conteúdo.

snapchat estatísticas

No entanto para as marcas entenderem e compreenderem o retorno sobre a qualidade dos snaps que colocam na rede, a única alternativa que têm é pedir sugestões e criar Q&A’s, por exemplo, nas outras plataformas digitais, tais como o Twitter. #FicaDica

Para me adicionarem ao Snapchat, podem procurar por: reffoioscunha. Este artigo foi adaptado do meu texto no LinkedIn.

Comente aqui