Skip to main content
share money pocket

Share of pocket: Conquistando um “pedaço” no bolso do seu cliente

Vivemos em um mercado competitivo, cada vez mais as empresas buscam novas estratégias para atrair e fidelizar os clientes. Conhecer seu cliente e seus concorrentes é uma tarefa essencial para o sucesso de uma empresa, mas afinal você sabe quem são seus concorrentes?

Antigamente as empresas listavam seus concorrentes de acordo com o segmento de atuação. Se uma empresa vende calçados femininos os seus concorrentes eram apenas lojas que vendessem calçados femininos, porém essa realidade está bem diferente.

 

O comportamento de compra vem mudando, mais opções de bens de consumo invadem a vida dos possíveis compradores diariamente. Sejam produtos tradicionais, eletrônicos, serviços; hoje em dia o consumidor é bombardeado com tantas opções de compra que garantir uma fatia no bolso dele é uma tarefa cada vez mais difícil para as empresas.

Concorrência pela fatia do bolso de consumidor (Share of Pocket)

Visto esse cenário podemos identificar que todos são concorrentes de todos? Sim! Na verdade não se concorre mais pela “compra do produto x”, se concorre pela fatia do bolso do consumidor (share of pocket), se concorre por aquele “pedaço” de orçamento que ele vai desembolsar para comprar algum bem.

Algumas literaturas trazem um ar mais lúdico a esse conceito, onde as empresas não buscam apenas um pedaço do bolso, mas sim um share of mind (pedaço na mente) ou share of heart (pedaço no coração).

Imagine pensar que agora você concorre com todo mundo, como então que as marcas podem se diferenciar?

  • Trate seu cliente como único: Cada vez mais o marketing de relacionamento passa a ser essencial para o sucesso da empresa.

Em meio a tanta concorrência os clientes fiéis a marca são raros e preciosos.  Gasta-se muito mais para conquistar um novo cliente do que para manter um antigo. Por isso não basta apenas conquistar “a fatia do bolso”, busque também um lugar de destaque na mente do seu cliente.

  • Busque produtos diferenciados: Não copie, faça algo novo, seja pioneiro. Se inspire em exemplos de sucesso como Apple que sempre buscou produtos inovadores. Trabalhe gerando expectativas.
  • Conheça sua empresa: Saiba quem você é e aonde quer chegar. Há uma enorme diferença entre como a marca se vê, como quer ser vista e como o cliente a vê; unifique esse conceito, seja coerente e assim conseguirá se posicionar de forma mais eficiente.

O mercado muda diariamente e o consumidor vem acompanhando essas mudanças, não estagnar é essencial não apenas para o sucesso, mas para evitar o fracasso da empresa. Fique atento ao mercado e as novas tendências que surgem diariamente; só assim as marcas conseguem garantir o “seu lugar ao Sol”.

Comente aqui