Skip to main content
seriado

Seriado lança campanha de venda de robôs pessoais

Na semana passada,  o canal britânico Channel 4 exibiu um comercial com uma oferta de androides domésticos realistas. O vídeo anunciava aos britânicos uma chance de contratar um robô de aspecto humano para trabalhar com serviços domésticos em suas residências. A reação dos telespectadores foi bastante rápida, logo repercutindo em mensagens publicadas no Twitter. Depois de um momento de ansiedade e confusão, as pessoas acabaram entendendo que, na realidade, tratava-se de uma estratégia de marketing lançada para divulgar o seriado Humans, o qual trata justamente de uma história alternativa em que as casas hoje seriam ocupadas por androides domésticos realistas.

Você já assistiu o seriado Humans?

[youtube

O vídeo mostra uma fembot (female robot) ajudando uma família com os afazeres domésticos. Apesar de haver realmente uma atriz interpretando a máquina, muitos dos espectadores ficaram incomodados com a aparência e os movimentos da personagem. Aqueles que procuraram por mais informações a partir do nome da empresa Persona Synthetics encontraram um site dedicado à venda de robôs, mas também mais informações relevantes sobre a nova série que, de acordo com o Channel 4,  traça um paralelo em que os mais modernos e cobiçados gadgets para uso doméstico seriam, justamente, um sintético, um criado robótico.

seriado twitter

seriado londres

Apesar do susto, vários usuários do Twitter declararam admiração pela estratégia inventiva da campanha que, aliás, se estendeu também para as ruas, com anúncios interativos instalados em Londres. Além disso, foram contratados atores para transportar supostos sintéticos pelo centro da capital inglesa. A campanha também plantou um leilão no eBay.

Vale lembrar que já faz parte do imaginário das séries britânicas a possibilidade contemporânea (ou de um futuro próximo), na qual conviveríamos com inteligências artificiais avançadas ou mesmo robôs pessoais. Essa é uma das propostas da série Black Mirror, lançada em 2011 e também transmitida pelo Channel 4. No entanto, a agência responsável pela campanha de Humans deu um passo a mais, misturando ficção com realidade e marketing.

Comente aqui