Skip to main content

Será que ser multi-tarefas é tudo isso mesmo?

Conversando com um colega de trabalho, ele soltou um “Porque ser multi-task não te faz tão produtivo assim”. E eu fiquei pensando sobre isso durante alguns minutos, confesso. Até que achei um artigo sobre esse tema e li para ter uma noção diferente e ter opinião sob outro ponto de vista.

Acumular tarefas te faz ser mais produtivo?

De acordo com pesquisas, o nosso cérebro “foi feito” para se focar em uma tarefa de cada vez. E ocupá-lo com mais de um afazer só fará com que você não trabalhe direito em nenhuma das tarefas. Pois invés de focar em uma e fazê-la com excelência até o final, você irá alternar entre várias e fazê-las de pouquinho em pouquinho, sem dedicar o tempo necessário para cada uma.

ser

Uma analogia que podemos usar aqui é o uso de um computador. Considere que você é um computador com configurações padrões (nem muito bom, e nem muito ruim). Vá abrindo softwares e janelas gradualmente e irá notar que o desempenho vai caindo aos poucos. Fazendo o computador travar, ou “dar lag“, ficando cada vez mais difícil usar cada programa aberto.

Já que se trata de um post de opinião, vou fazer aqui um relato pessoal. Eu sou uma pessoa que acumula bastante tarefas e isso me atrapalha, muitas vezes. Porque a minha cabeça não pára de processar informações. Eu trabalho com texto, eu penso em conteúdo para meios digitais, e mesmo quando não estou no meu expediente de agência eu faço conteúdo. Edito vídeos, ou pelo menos tento, e crio posts para este blog, sem falar no meu blog pessoal algumas vezes. Demoro para editar os vídeos – que só fazem acumular semana após semana – e fico procrastinando com alguma outra coisa. Vou deixar curto, só um parágrafo mesmo, para não se tornar um post de desabafo.

Resumindo:

Multi-tasking não é uma qualidade para botar no currículo, algo para se orgulhar. (Ou pelo menos, não deveria ser). É um mau hábito que prejudica o nosso cérebro. Quando completamos com sucesso tarefas pequenas – como: enviar e-mails, responder uma mensagem ou publicar um video ou foto -, o nosso sistema produz dopamina, o hormônio “referente à recompensas”. Nossos cérebros amam dopamina, e por causa disso nós somos “encorajados” a completar cada vez mais tarefas, para ser recompensado instantaneamente. Parece que completamos várias tarefas, quando na verdade só fizemos as tarefas básicas do dia-a-dia (checar mensagens, responder, etc).

Foi descoberto que múltiplas tarefas aumenta a produção de cortisol, que é o hormônio “do stress”.

Fonte:

https://medium.com/life-tips/multitasking-is-killing-your-brain-79104e62e930#.5z2qu7b5s

Comente aqui

Fernanda Landim

Formada em Publicidade e Propaganda, nerd e apaixonada pelo Canadá. Durante algum tempo estive perdida sobre que área da Publicidade deveria focar. Decidi explorar um pouco de cada.