Skip to main content

Seja um líder de sucesso

Todos nós almejamos o sucesso em nossas carreiras. Para isso, fazemos o que for necessário com o objetivo de nos tornarmos um profissional cada vez mais capacitado. Não nos contentamos apenas com a graduação. Ao finaliza-la, vamos em busca da pós-graduação. Aprendemos novos idiomas, nos especializamos em áreas específicas,  fazemos contatos profissionais importantes. Buscamos ser líderes eficientes. Mas, só isso é suficiente? Para ser um bom líder, outras atitudes que vão além dessas são necessárias.

Alguns hábitos contribuem significativamente para a construção de uma jornada profissional de sucesso, hábitos esses que você até já pode ter. Se não os têm, comece a pratica-los agora.

1. Tente algo novo todo dia:

A vida é cheia de aprendizados. Dessa forma, busque aprender algo novo todos os dias. Em um dia, decida aprender um novo idioma. No outro, pergunte se um colega de trabalho pode lhe explicar um pouco sobre a função por ele desempenhada. Busque novos conhecimentos. Saia de sua zona de conforto.

2. Se informe diariamente sobre as novidades:

Saiba o que é tendência em sua área de atuação e demais áreas que influenciam no desenvolvimento de suas atividades. Saiba também o que as pessoas estão comentando. Procure saber quais assuntos estão em destaque no Twitter e nos demais meios de comunicação.

3. Assista vídeos de líderes que lhe inspiram:

Todos temos nossos mestres em quem nos inspiramos. Enumere esses líderes e busque vídeos desses no YouTube ou em outra plataforma de vídeos e os assista. Se não poder fazer isso durante a semana, realize essa tarefa nos finais de semana.

4. Comece o dia com positividade:

O simples fato de pensar positivamente é um facilitador de tarefas. Comece cada dia de forma positiva. Tenha pensamentos como “eu sou capaz de fazer”, “eu sou bom o suficiente”, “minha equipe é capaz de dar conta”. Seja positivo e esbanje positividade.

5. Saiba escutar:

Ouça o que os seus colegas de trabalho têm a lhe dizer. Escute seus líderes e também seus liderados. Cada colaborador possui algo que pode acrescentar ao desenvolvimento das atividades da empresa. Só não escute as fofocas. Se possível, faça com que elas nem venham a existir.

6. Cerque-se de pessoas que complementam suas habilidades:

É muito comum acharmos que um líder precisa saber de tudo. Sim, ele precisa saber de muita coisa, mas sempre haverá algo em que suas capacidades não serão suficientes. Forme seu time com pessoas que complementam as suas capacidades,  sabendo tanto ensinar quanto aprender.

7. Não tenha medo e não fuja:

O seu time o observa como um espelho. Não tenha medo dos desafios e dificuldades que possam aparecer. Se perceber que alguém do seu time está receoso com algo, tente entender o que está acontecendo e o ajude. Seja um líder que passa confiança aos seus liderados.

8. Busque sempre o melhor:

Não se contente com os resultados. Busque sempre supera-los. Faça com que sua equipe almeje sempre a excelência no desempenhar das atividades. Seja um líder excelente e tenha também uma equipe sinônimo de excelência.

Comente aqui