Skip to main content
atitude crise

Seja otimista na hora de vender. Principalmente na crise

É óbvio, mas vale lembrar que as grandes marcas estão de olho no comportamento de seus consumidores a todo momento. Se estes consumidores são brasileiros, provavelmente estão com a antena sintonizada na crise econômica.

Quem está passando por uma crise, seja ela qual for, consome todo tipo de motivação para seguir adiante. Os grandes anunciantes, por sua vez, não produzem um frasco de otimismo, mas podem cativar seus consumidores através da propaganda. Não é à toa que 2015 tem sido um ano repleto de campanhas que abordam temas motivacionais.

 

Há 2 meses a agência Africa criou para a Brahma uma campanha inspiradora com a mensagem “Todo Dia é Ano Novo”. Instigando o consumidor a se perguntar: por que é preciso esperar o Ano Novo para deixar as dificuldades para trás e realizar os sonhos? A proposta da marca faz uma excelente conexão com o seu objetivo, que é vender mais cerveja, é claro:

Entendo que os anunciantes tem que vender seu produto, mas sem as latinhas de Brahma abrindo no 27’’, o resultado do filme seria ainda melhor.

Indo da cevada para o malte, em setembro a Johnnie Walker lançou simultaneamente em 50 países o filme “Joy Will Take You Further”, adaptado para “O Otimismo Te Leva Mais Longe” pela W+K para a distribuição no Brasil:

Apesar de ser uma campanha mundial, funcionou muito bem no cenário brasileiro atual.

Aproveitando que estamos falando de Johnnie Walker, em 2013 foi ao ar uma campanha bem interessante que, infelizmente, foi pouco veiculada no Brasil. “Você Daqui 5 Anos”, criação da BBH:

Espero que este filme tenha uma continuação em 2018.

Mudando de anunciante, em junho foi a vez da Shell mostrar seu potencial em campanhas institucionais. Com o objetivo de transmitir os valores da marca, a JWT caprichou no filme “Vá Até O Fim” com personagens que representam seus próprios consumidores. O filme dispensa comentários:

Gostando ou não, tudo indica que o ano que vem será repleto de filmes dedicados ao tema motivacional. E pensar que em 2011 a Johnnie Walker lançou um filme para homenagear o país dizendo que “o gigante havia despertado”. Uma pena que já tenha voltado a dormir:

Comente aqui