Skip to main content
desconecte

Se desconecte…pelo menos um pouquinho

Em meio a tantas obrigações que temos no nosso dia a dia, passamos cada vez mais tempo conectados a internet, seja pelo computador ou pelo celular. Entretanto, quando estamos conectados muitas vezes nos desconectamos do mundo real e nos tornando cada vez mais virtuais.

Atualmente, cada vez mais estamos deixando de viver momentos na vida real para ficarmos jogando ou conversando com os nossos amigos virtuais através das redes sociais. O mais preocupante desse fato é que ele não está atingindo somente os adultos, muitas crianças atualmente se viciam em internet.

Muitas crianças desde muito cedo passam horas no computador ou no vídeo game jogando seus jogos preferidos, porém com esse fato elas perdem muitos momentos importantes que viveriam na vida real, fora de suas salas e de seus quartos na frente do computador. Outro fato que chama muito a atenção nas crianças de hoje em dia é o aparecimento de problemas de saúde tais como: tendinite por causa do esforço repetitivo ao apertar os botões do teclado do computador ou dos controles do vídeo game e da obesidade por não praticarem atividade física.

Nos adultos o vício em internet se tornou tão preocupante que já existem clínicas para tratar tal dependência. Claro, que não podemos no mundo de hoje viver sem internet, porém devemos nos conscientizar que devemos utilizá-la com moderação. Essa é uma conscientização que deve ser feita pela sociedade em geral, pois quando deixamos de viver momentos importantes na nossa vida real para ficar no mundo virtual algo está errado.

Para as crianças o mais importante é que os pais conciliem atividades tais como: futebol, dança, teatro, brincadeiras, com o mundo virtual (determinar os horários de uso do computador e do vídeo game é uma boa alternativa). Conciliação é a palavra chave para formar adultos que saibam lidar com a tecnologia e ao mesmo tempo saibam lidar com pessoas.

Já para os adultos a dica que fica é a seguinte: não se prenda ao seu smartphone se desconecte, fique off-line quando estiver em uma roda de amigos, não deixe de viver o mundo real, pois são de momentos no mundo real que a vida é feita… E se você estiver preso no virtual, muita coisa pode passar e você nem ver. Preste atenção ao seu redor…e se desconecte pelo menos um pouquinho. #ParaRefletir

 

Comente aqui