Skip to main content
email

Saiba quando um contato abriu seu email

Tempos atrás vi na página da HubSpot, empresa que vende softwares para atividades de marketing e vendas e referência quando se fala de Inbound Marketing (“evolução” do Marketing de Permissão popularizado pelo Seth Godin), uma extensão para Chrome de um produto grátis chamado Signals. O foco dele é auxiliar equipes de vendas para saber se os emails que estão enviando acabam sendo abertos pelos que foram impactados. Não trabalho com vendas mas resolvi instalar para ver como funcionava e tenho uma coisa a dizer: vale muito a pena.

Quantas vezes você mandou um email, não recebeu resposta e ficou pensando “Será que o contato recebeu o email? Será que leu?”. Eu já passei por isso algumas vezes e acabava tendo que perguntar para quem eu enviei se havia recebido e, muitas vezes, isso era feito com mais um novo email. A conversa acabava ficando confusa com envios desnecessários. Com essa extensão sei que não irei passar por isso. Quando mando email para um colega de trabalho sei extamente o momento que foi aberto e se ocorreu alguma interação. Caso precise enviar email para um cliente posso ter certeza se o email foi aberto ou não. Gostaria de ter tido essa extensão durante a faculdade quando mandava email para meus professores e não sabia se haviam lido!

Quem trabalha com vendas pode ter uma ideia melhor sobre quem se interessa pelo produto e quem não está nem aí. Imagina você enviando uma proposta para algum cliente que a empresa identificou estar próximo de realizar uma compra. Você é o representante responsável por esse cliente, você que vai fazer o contato. Envia o email usando o Signals e dois dias se passam sem nenhuma resposta do cliente. Como o email está sendo “monitorado” pelo Signals saberá, primeiramente, se o email foi aberto ou não. Caso tenha sido aberto e tenha um link (talvez direcionando para uma landing page de determinado produto) você saberá se foi clicado ou não. Poderá ocorrer de se passarem os dias e o provável cliente nem abrir sua mensagem! Com essas informações fica mais claro qual a próxima decisão a ser tomada, qual conteúdo e meio do próximo contato.

Existem ferramentas pagas e mais complexas que realizam ações semelhantes, a própria HubSpot possui uma que está dentro de um mercado de softwares chamado de “Marketing Automation” (Você sabe o que é? Talvez seja um bom assunto para um próximo post!). Outras empresas grandes estão nesse mercado (Marketo, Eloqua da Oracle, Pardot da Salesforce), mas o Signals em sua simplicidade já resolve um problema: a incerteza do que está acontecendo na caixa de entrada do seu cliente… EM TEMPO REAL!

Não costumo escrever sobre produtos ou serviços que uso porque sempre fica aquela dúvida nos leitores (ao menos eu tenho quando leio algum texto com esse teor): será que é um post patrocinado? Mas esse Signals realmente é muito útil e acho que é bom para qualquer pessoa, seja pra uso profissional quanto pessoal. Ele vem em duas opções, uma grátis e uma paga. Pra usar em empresas vale a pena a paga porque custa apenas 10 dólares por mês e tem notificações ilimitadas (na free é 200 por mês, o que é adequado para uso pessoal ou se apenas uma pessoa irá usar na empresa).

Caso resolvam utilizar o Signals, gostaria de saber a opinião de vocês!

Ah! Uma dica final. Essas empresas que citei no post tem muitos materiais legais sobre marketing e recomendo a leitura!

Comente aqui