Skip to main content
rede social emprego

Sua rede social pode valer uma vaga de emprego

Se você precisa conseguir um trabalho ou até mesmo trocar de emprego, é melhor rever o seu comportamento nas redes sociais. Isso porque a mídia social vem conquistando uma importância significativa no auxílio à avaliação dos candidatos. Antes da contratação, os recrutadores têm utilizado cada vez mais a internet para analisar os perfis.

Para ajudar a entender o recrutamento digital, a Jobvite lançou um novo estudo chamado Recruiter Nation Survey 2015, que apresenta detalhes da mudança de atitude dos recrutadores. A pesquisa, realizada em julho de 2015, contou com mais de 1.400 participantes.

 

De acordo com o levantamento, 92% dos profissionais mantêm uma presença social para selecionar candidatos. O LinkedIn lidera como ferramenta de processo seletivo, com 87% de uso, seguido pelo Facebook e Twitter, com 55% e 47%, respectivamente. E não se enganem! As mídias menos formais também são utilizadas. É bom destacar ainda que 3% dos entrevistados já utilizaram o Snapchat, além do Vimeo, Periscope e Tumblr.

mídia grafico

Segundo a pesquisa, 78% dos recrutadores encontram candidatos de alto nível através de referências, bem como 56% deles por meio de redes sociais e profissionais, além de programas internos na empresa.

Vale lembrar que a mídia social é uma mina de ouro para os recrutadores, pois está repleta de dados preciosos, tanto pessoal quanto profissional e as empresas estão cavando fundo para descobrir o que realmente importa. Ou seja, 74% procuram visualizar o prazo médio de emprego, 57% olham o tempo do trabalho atual e 34% procuram conexões mútuas.

mídia prazo gráfico

Dessa forma, vale ficar de olho em algumas dicas fornecidas pelo material. Compartilhar detalhes acerca de trabalhos voluntários, profissionais e engajamentos sociais são bem vistos por 76% dos entrevistados; e estar atento à ortografia e gramática, é negativado por 72% deles.

advice gráfico

Em um mercado de trabalho competitivo e complexo, é necessário investir no marketing pessoal. Estar antenado, atualizar os perfis nas redes sociais e manter uma boa rede de relacionamento profissional pode te render uma boa vaga de emprego. 😉

Confira a pesquisa completa.

Comente aqui