Skip to main content
twitter

Que tipo de usuário do Twitter é você?

Lançado em julho de 2006, o Twitter é a rede social que permite o compartilhamento de informações em até 140 caracteres. Na rede, é possível obter e divulgar dados de marcas e serviços em tempo real, assim como enviar e receber atualizações pessoais, facilitando a comunicação e a troca de experiências.

 

De acordo com a companhia, atualmente o microblog possui 302 milhões de usuários ativos por mês. Vale lembrar que, por dia, são enviados 500 milhões de tweets. No universo do Twitter há diversos perfis: as celebridades, os informativos/noticiosos, os formadores de opinião, dentre outros

A coluna Social Times do blog AdWeek listou três tipos populares de usuários do Twitter. Confira os perfis e conte para gente qual deles é você:

– Curador

Esse usuário adora compartilhar informações, não só as suas próprias, mas também conteúdo de perfis importantes. Esse tipo orgulha-se em estar por dentro dos assuntos do seu nicho ou da sua área de interesse e, no microblog, fornece dicas, opiniões e apresenta novidades de determinado setor.

Seu principal método de interação é o retweet. Bastante seletivo, o curador procura informações, lê e compartilha apenas o que considera relevante para os seus seguidores e, quando acha necessário, adiciona algum comentário. Dessa forma, torna-se uma rica fonte de informação para um certo segmento.

– Promotor

Esse perfil está na linha tênue entre autopromoção e socialização, escrevendo sobre sua carreira, seus negócios, suas causas, mas sem fazer spam, apenas o suficiente para entrar no radar do seu público-alvo. Faz questão de escrever seus próprios posts, porém compartilha alguns tweets.

Sabe que é importante envolver-se com as pessoas, por isso, investe um tempo interagindo com o público, visando à construção de lealdade e de profunda conexão com elas. Vale ressaltar que o promotor também é influenciador, destacando produtos de outras pessoas, empresas e serviços que sejam interessantes.

– Borboleta Social

É o usuário que está sempre falando, seja para amigos, família, colegas, celebridades ou para o mundo. Esse perfil utiliza o Twitter como uma ferramenta de conversação e adora o fato de que a rede quebra as barreiras de comunicação entre as pessoas.

No microblog, a borboleta social escreve sobre todos os temas, chega até a usar o Twitter para participar de uma sessão com as estrelas do seu programa de TV favorito. Sua timeline está cheia de replies, das quais essas conversas a levarão a um conteúdo, que futuramente será compartilhado. Esse tipo está focado, sobretudo, na construção de relacionamentos e se sente profundamente ligado a seus seguidores.

Comente aqui