Skip to main content
ligação telefônica

Qual a última vez em que você fez uma ligação?

Essa é uma pergunta bem pertinente, pois em uma era em que cada vez menos as pessoas utilizam seus telefones para falar, a função básica que caracterizavam esses aparelhinhos no passado vem perdendo a sua identidade ultimamente.

Atualmente os celulares fazem de tudo que se possa imaginar, podemos falar, mandar mensagens, ouvir músicas, navegar na internet, assistir filmes e outras várias funções. Com isso, a função de falar “fazer uma ligação” vem cada vez mais entrando em desuso. Pela primeira vez no ano de 2014 foi detectado um aumento de cancelamentos de linhas telefônicas, esse fenômeno pode ser explicado pelo seguinte motivo: muitas pessoas cancelaram suas linhas telefônicas, já que não precisam mais utilizar vários números de operadoras diferentes para obter alguma economia no gasto com o celular, pois com as vantagens oferecidas pelos planos de dados se torna mais vantajoso migrar para um plano controle ou pós-pago de alguma operadora do que ter vários números e operadoras diferentes de celular.

 

Outro fator que pode explicar esse aumento no cancelamento de linhas telefônicas é a disseminação da cultura de digitação de texto, essa cultura se tornou tão forte nos tempos atuais que podem reparar é muito difícil você encontrar uma pessoa andando na rua falando ao telefone, muito pelo contrário o que mais encontramos pelas ruas são pessoas andando devagar pelas ruas, pois estão tão distraídas digitando nos seus telefones que se esquecem de como andar de modo adequado pelas ruas.

E essa cultura não tem data para acabar, já que a cada dia que passa as pessoas estão cada vez mais cedo inseridas nesse mundo virtual, onde o texto supera a voz na forma de se comunicar. O lado preocupante dessa cultura é que muitas pessoas estão substituindo a voz pelo texto para se comunicar com pessoas que estão ao seu lado.

Por esses motivos a pergunta feita no inicio desse texto é extremamente apropriada: Qual a última vez que você fez uma ligação? Ontem, semana passada, mês passado… nem se recorda mais. Tente se lembrar e depois de fazer essa reflexão, pense um pouco mais e reflita estou utilizando a “cultura da digitação de texto” de maneira excessiva? Poderia me comunicar utilizando outro método, como por exemplo: a voz? Tente refletir e veja que nem todo meio de comunicação pode ser utilizado de maneira excessiva, possuímos várias formas de se comunicar e elas nos foram dadas por algum motivo, nenhuma forma de comunicação é melhor que a outra, devemos utilizar todas, porém com sabedoria. #ParaRefletir

Comente aqui