Skip to main content
E-mail Marketing

Qual é o melhor momento para enviar a sua campanha de E-mail Marketing?

Se você é dos que acreditam que as campanhas devem ser enviadas sempre entre terça e quinta-feira na parte da manhã, seria bom repensar essa opinião. lnclusive, em alguns casos foi possível notar que os melhores dias podem estar no final de semana! Saiba tudo lendo o post a seguir e acerte o alvo!

A cada dia está mais claro que o melhor momento para enviar uma campanha de E-mail Marketing se define segundo o comportamento do mercado a que está direcionado o produto ou serviço, e também após a realização de muitos testes.

Qual é o sentido da vida? Existe vida depois da morte? Qual é o melhor dia para o envio de uma campanha de E-mail Marketing?

Essas são algumas das perguntas que atormentam a mente de muitas pessoas ao redor do mundo. Mas por hoje mantenhamos foco na última delas.

Quando Enviar minha Campanha de E-mail Marketing?

Esta interrogação é sempre motivo de discussão. Há aqueles que afirmam que o melhor momento para o envio é durante os dias de trabalho, especialmente entre terça e quinta-feira, uma vez que nesse período é quando podemos encontrar mais pessoas em frente ao computador e também com uma maior predisposição a abrir e-mails.

Muitas vezes o problema de se enviar uma campanha muito cedo na segunda-feira (quando tem início a jornada de trabalho), deve-se ao motivo de que geralmente a caixa de entrada estará cheia de e-mails enviados desde a sexta-feira. Dessa forma há o risco de que a sua campanha fique na fila de e-mails não-lidos.

O mesmo acontece no último dia de trabalho da semana, a sexta-feira, quando estamos fechando todas as tarefas e geralmente é um caos.

Por outro lado, há ocorrido um fenômeno onde as maiores taxas de abertura e CTR se registraram durante o final de semana. Há muitas teorias que podem explicar este feito:

  • Geralmente o número de e-mails que recebemos no final de semana é muito baixo, portanto o seu envio não terá que destacar-se entre uma grande quantidade, além de que nesses dias podemos dispor de mais tempo livre para poder ler os e-mails com mais tranquilidade.

  • O uso cada vez mais generalizado de smartphones nos permite estar conectados o dia inteiro e assim podemos ler os e-mails em qualquer momento e lugar.

  • O aumento da frequência de vezes que checamos os nossos e-mails.

E então? Como Defino o Melhor Momento para Enviar Minha Campanha?

Teste, Teste e Volte a Testar

Ao saber que os resultados podem variar de acordo ao perfil demográfico do nosso mercado objetivo, o mais importante segue sendo realizar testes em distintos dias para determinar o melhor dia e horário para o envio de sua campanha. No E-mail Marketing não existem fórmulas mágicas e só podemos ter uma ideia mais clara de qual momento é melhor, após testarmos distintas alternativas.

Segmente a sua Lista

Analise a sua lista de cadastrados e crie grupos por distintos segmentos segundo características demográficas que tenham em comum. Isso te ajudará a gerar conteúdos e ofertas adaptados às suas necessidades. Segmente, enriqueça a base de dados e reinarás!

Concentre-se no Conteúdo

Tenha o foco em oferecer conteúdo realmente relevante e original aos seus cadastrados. Afinal de contas, é isso que definitivamente determinará que a pessoa abra seu e-mail e clique nos calls to action de sua campanha. Um assunto de alto impacto também aumentará as chances de conseguir mais aberturas. Não devemos somente considerar o fator criativo, mas também aspectos técnicos relacionados a serviços e dispositivos utilizados por nossos cadastrados.

Concluindo, o dia e o horário dependerão do tipo de negócio ou empresa que você tenha, do público e do tipo de mensagem que você envie. Você descubrirá tudo isso e terá melhores resultados ao realizar testes e mais testes.

Na sua opinião e de acordo à sua experiência própria, em quais dias tem funcionado melhor as suas campanhas de E-mail Marketing? Eu quero saber!

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *