Skip to main content
departamento marketing

Publicitários: eu vos apresento, o departamento de marketing

Atendimento, Criação, Mídia, Planejamento. Quando iniciamos o curso de Publicidade e Propaganda, essas quatro palavras são ouvidas quase que em todas as aulas, até mesmo nas aulas do professor de Língua Portuguesa, nos acompanhando até o final do curso (para ser mais exato, até o final de nossas vidas publicitárias).

Se você for  é comunicativo, adora lidar com pessoas , é detalhista na hora de fazer o briefing daquele cliente fictício de um trabalho da faculdade, o Atendimento lhe chama. Caso ame o Pacote Adobe, a Criação lhe aguarda de braços abertos. Não podemos nos esquecer de falar no Microsoft Word. Os redatores piram!

Se você era aquele tipo de estudante que sempre gostou de Matemática no Ensino Médio, possivelmente terá um futuro brilhante no departamento de Mídia. Agora, se quando  criança, você adorava montar quebra-cabeças, jogar batalha naval e demais jogos de estratégia, você precisa conhecer a área de planejamento de uma agência.

 

Mas, além desses setores dentro de uma agência de publicidade, onde mais um publicitário pode trabalhar? Ele precisa focar somente nas agências quando estiver procurando um job? Não, ele pode (e deve) conhecer o departamento de Marketing de uma empresa. Não só pode conhecer, mas também pode iniciar (ou até mesmo reiniciar) sua carreira nessa área.

Hoje, a maioria das empresas possui um departamento de Marketing ativo, onde quase sempre um publicitário/aspirante a publicitário pode encontrar um oportunidade. Um olhar publicitário possibilita que a mensagem que a empresa deseja transmitir ao seu target seja mais precisa. Um publicitário atuante no departamento de Marketing facilita a troca de ideias mais criativas entre o departamento e a agência.

Sendo assim, preciso somente ser Publicitário para ser Marketing em uma empresa? Definitivamente não. No mínimo, é necessário o conhecimento teórico de Marketing. Você precisa adotar os livros de Philip Kotler como seus livros de cabeceira. É necessário que o profissional que deseja trabalhar na área de Marketing conheça um pouco do trabalho de cada setor de uma agência de publicidade.

É importante também que vislumbre seu futuro nessa área, pensando no mínimo em fazer uma pós-graduação relacionada ao Marketing.

Então, deseja ter uma experiência profissional tão grandiosa quanto à vivência em uma agência de publicidade? Veja o departamento de marketing de uma empresa como uma oportunidade. Se já se recorda dos 4 Ps com facilidade, você já é um forte candidato a um cargo na área.

Comente aqui