Skip to main content
propaganda institucional bebida

Propaganda Institucional: a melhor forma de autoajuda

A maioria das pessoas, ao menos uma vez na vida, já leu algum livro de autoajuda, ou ouviu aquela música capaz de levantar o astral. Quem sabe aquele filme que nos motiva a ir em busca de nossos objetivos. Ou até mesmo aquela propaganda de determinada marca, que assistimos no intervalo do nosso programa favorito. Sim, propaganda!

As empresas e seus respectivos departamentos de Marketing e Comunicação vivem o advento da Propaganda Institucional. Antes, o objetivo das marcas com suas propagandas era fazer seu produto ser visto, estimular sua aquisição, ser sempre lembrada. Hoje, além de buscar visibilidade, vendas e lugar de destaque, as marcas buscam também o carinho, a amizade e o coração de seus consumidores. Elas desejam vê-los felizes, de bem com a vida, espalhando o bem pelo mundo, no melhor estilo Pão de Açúcar de ser.

O exemplo que talvez esteja mais fresco em nossas mentes é o case da propaganda da marca de combustíveis Shell, “Vá até o fim”. Nela, nos deparamos com estórias de vida diferentes, estórias de superação, pessoas que quebraram barreiras e foram além, que foram até o fim, primando o respeito ao indivíduo, um dos valores que a marca Shell acredita.

 

Outro case que também está bem vivo em nossa memória é o da fabricante de carros, a Jeep. Em “Seu nome, sua história”, discute-se sobre a singularidade das pessoas, mostrando que somos únicos, que nosso nome é uma marca intrínseca a nossa personalidade e que com ele construímos a nossa história. A propaganda dialoga com os valores da empresa, uma vez que para se construir uma boa história, alguns ingredientes são necessários, tais como aventura, liberdade, autenticidade e paixão, os quatro valores que norteiam a marca Jeep.

Ainda mais viva em nossa memória, está a propaganda da cerveja Brahma, “Preparação – #TodoDiaÉAnoNovo. Com ela, somos estimulados a ver um novo dia como uma nova oportunidade de sermos melhores, de realizarmos algo grandioso. Não precisamos esperar um novo ano para uma conquista. Precisamos apenas de um novo dia. Em sua Missão, a Ambev visa unir as pessoas com objetivo de fazer do mundo um lugar melhor.

Não poderíamos deixar de falar em uma gigante no que diz respeito a campanhas institucionais, a Coca- Cola. Não é de hoje que nos deparamos com propagandas da Coca-Cola que falam sobre fazer o bem, buscar a felicidade, tornar o mundo um lugar mais feliz. Em uma campanha recente, intitulada “#MakeITHappy”, um mundo de raiva, brigas e estresse é inundado pela felicidade de uma garrafa de Coca-Cola. Em sua missão, a Coca-Cola Company busca “inspirar momentos de otimismo por meio de suas marcas e ações”.

Tudo isso vai de encontro ao que Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan discutem no livro Marketing 3.0 – From Products to Costumers to the Human Spirit. Empresas que praticam o Marketing 3.0 estão preocupadas com seus consumidores, com o bem estar desses e os consideram como seres de corpo e espírito, possuidores de anseios que vão além da aquisição de um produto.

De hoje em diante, sempre que precisarmos de inspiração e de força para nossas batalhas diárias, vamos pensar duas vezes antes de recorrer aos livros de autoajuda, aos filmes motivacionais, ou as canções que levanto o astral. Aquela boa propaganda institucional de determinada marca pode surtir o mesmo efeito. Então, viva o lado Coca-Cola da vida.

Comente aqui