Skip to main content
brahma

Propaganda da Brahma sobre a Copa do Mundo de 2014: Imagina a festa!

Vocês já viram essa propaganda da Brahma sobre a Copa do Mundo de 2014? Ontem eu vi algumas pessoas falando mal e resolvi assistir! Lembro que quando entrei no vídeo havia um grande número de “dislikes”! Agora fui procurá-lo para postar aqui e percebi que, ao menos pra mim, não aparece nada sobre os “likes” e “dislikes”.

O que seria um post dando a minha opinião sobre a propaganda vai passar a ser a opinião da propaganda e sobre essa aparente atitude de remover as informações sobre “like” e “dislike”, pois não é permitido avaliar o mesmo. Começando pela propaganda em si. Eu não gostei muito. Aliás, já havia achado forçada a que fizeram pra Copa de 2010 sobre os guerreiros, lembram? Agora parecem banalizar uma opinião e preocupação muito pertinente dos brasileiros sobre como serão as coisas durante a Copa do Mundo. A indagação “se está assim agora, imagina na Copa” é válida! Não vejo isso como sendo pessimismo pela festa mas sim pelas condições dos brasileiros.

O livro Soccernomics (recomendo a leitura) tem um capítulo onde desconstrói as “verdades absolutas” que vendem pra justificar esses grandes torneios de futebol. O autor Andrew Jennings, famoso contestador da FIFA e COI, escreve muito bem sobre o que realmente a Copa do Mundo agrega de valor… no caso é o valor pros organizadores e patrocinadores, porque o resto não leva nada. Já no Soccernomics os estudos desses economistas mostram que é bom justamente pela FESTA e felicidade do povo pelo evento, muito mais do que retornos financeiros reais. Nesse cenário, o atraso das obras pra Copa, o cancelamento de algumas outras e todo o histórico de superfaturamento e desvio de verbas no Brasil deixa muita brecha pra se perguntar “imagina como será na Copa”. Essa propaganda da Brahma desqualificando isso e passando a mão por cima é, na minha opinião, uma vergonha.

Falando agora sobre não ser mais possível avaliar a propaganda da Brahma. Que atitude bem cretina. As pessoas devem ter o direito de não gostar e expressar isso! As propagandas deles que tem mais “likes” continuam podendo receber a avaliação do usuário, mas a que teve uma onda de crítica não? Brahma, vocês que consideram o povo brasileiro “brahmeiro” deveriam aceitar que as pessoas não precisam gostar de tudo que vocês apresentam (e isso vale o mesmo para a agência que criou tudo).

Não posso esquecer do que é mais irônico no vídeo, fazer a relação da cerveja com o jogo de futebol dizendo que “onde tem jogo tem Brahma”. Mostra mais uma vez a falta de critério das pessoas que tomam as decisões no Brasil. Hoje é proibido vender bebida alcoólica nos estádios de futebol. Durante a Copa será permitido porque a FIFA exige isso pois seus parceiros não podem ser prejudicados. Então, Brahma, onde tem futebol nos estádios, só vai ter cerveja na Copa do Mundo.

 

Comente aqui

3 comentários em “Propaganda da Brahma sobre a Copa do Mundo de 2014: Imagina a festa!

  1. Eu tenho até medo de pensar como vai ser essa copa de 2014. Ta faltando tudo no pais. Uma observação que fiz em 2010 quando vim passar ferias de fim de ano em São Paulo foi como o aeroporto iria aguentar o fluxo de gente chegando pra copa se mal consegue dar conta dos Brasileiros voltando pra passar festas? Até o aeroporto de minha cidadezinha Rochester NY é maior que Guarulhos. Acho que só falta esperar e ver o que acontece. Andre Leite Alves de Rochester NY.

  2. Esta manhã estive no aeroporto Internacional do Rio de Janeiro… e eles estavão LOTADOS…não de torcedores animados e sim de infelizes tentando voltar para casa depois de um feriado…a fila do “check-in” tinha aproximadamente 500 metros… esta propaganda da Brahma é para débil mental assistir… pais da alegria dos bêbados…assim que o mundo nos enxerga graças a publicitários paternalistas e irresponsáveis… a infra-estrutura para a Copa do mundo 2014 é preocupante e insuficiente… mas podemos tomar cerveja e nos embriagarmos para esquecer….não é????

  3. Medo, muito medo! E muita vergonha antecipada. Acho que seremos motivo de muitas críticas e piadas mundo afora. Mas, a grande maioria das pessoas só vai saber do que deu certo, pois a imprensa oficial vai colocar “tapumes” nas falhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *