Skip to main content

Produzindo para o Youtube com sucesso

O uso de videos vem crescendo a cada dia, independente do formato e da plataforma onde você vai divulgá-lo. Pode ser curto, para o instagram; exclusivo, para a fanpage; ou mais longo e bem produzido, para o youtube. Neste post iremos dar algumas dicas de como começar a fazer um conteúdo em video profissional no Youtube.

1- Qualidade e conteúdo relevante

Isso pode parecer bastante óbvio, mas você ficaria espantado com a quantidade de videos de péssima qualidade ou falta de conteúdo realmente relevante. Se você quer postar algo sem produção nenhuma, filmado na câmera do telefone, faça em seu canal pessoal (e talvez considere tirar a visualização pública do video).

Para o canal de uma marca, ou projeto, crie um conteúdo único e preste atenção aos assuntos mais populares. Foque no que a audiência quer ver. O que seria interessante para eles? Ver um video de perguntas e respostas (Q&A)? Ou talvez um review…

2- Escolha o título e descrição com sabedoria

O máximo de caracteres para o título de um video no Youtube é 100, então mantenha-o claro e atraente. Lembre-se que o título é um dos atrativos para o seu video! Não escreva títulos falsos ou tendenciosos, os chamados “click bait“, que servem como isca para enganar o espectador e fazê-lo clicar no video para ver um assunto… só que na verdade é outro assunto.

Preencha também o campo de descrição, com resumo, tags e palavras-chave para ajudar nas buscas.

3- Inclua um botão de ação

O Youtube possui recursos que permitem você adicionar links e botões de ação (call to actions) nos videos. Geralmente, interagir com conteúdo como video indica interesse – mesmo que por um curto período – então certifique-se de atingir o público e vender o seu peixe para eles!

Você pode criar três tipos diferentes de call-to-action:

  • Chamada com narração: Se for apropriado, faça a chamada com uma narração, convidando o espectador a se inscrever no canal e a conferir os seus links.
  • Chamada com textos: Use títulos ou legendas para divulgar informações
  • Chamadas com botões: Você pode também adicionar botões que contenham links sobre o video.

4- Crie um trailer empolgante

Uma maneira de atrair visualizações para o seu canal – e consequentemente novos inscritos -, no trailer é possível mostrar um resumo do conteúdo abordado nos seus videos.

  • Entreta a audiência. Mostre como é o tom do seu canal.
  • Diga os temas abordados com mais frequência. Se tiver um cronograma semanal, divulgue-o também.
  • Não tem limite de tempo, mas este é bom deixar curto, simples e direto.

5- Cuide da identidade visual do seu canal

Um dos cursos disponíveis no Youtube’s Creator Academy (ótima plataforma para youtubers iniciantes, por sinal) é sobre a importância de criar uma boa identidade visual para o seu canal. Tratando-se de uma ferramenta a mais para a sua empresa (ou você próprio), você vai querer adequar a sua comunicação para atingir o público-alvo.

6- Personalize as imagens de exibição

Uma maneira de personalizar o seu repertório e mostrar em imagens um resumo do conteúdo do video.

Imagens personalizadas são uma ótima maneira de identificar os seus videos. Elas podem fazer com que os seus videos se destaquem no meio de videos “não-tão-profissionais”, nos resultados da busca.

Deixo aqui mais um link da escolinha de criação do Youtube.

7- Publique regularmente

Uma das melhores maneiras de se tornar referência entre o seu público, e os demais envolvidos no meio, é mostrar que você é uma fonte confiável. Como fazer isso? Mostre que você está comprometido com os prazos. Se definir um cronograma de publicações, CUMPRA! Com o tempo, as pessoas irão se acostumar a ver o seu conteúdo semanalmente, a ponto de saberem exatamente os dias e horários que saem videos novos no canal.

8- Colabore com outros Youtubers

Busque pelas empresas e pessoas com o mesmo perfil que o seu e convide-as para participar dos seus videos, para fazer videos juntos, ou colaborar com algum material. Esse benefício é mútuo, e aumentará a visibilidade em ambos os canais. Aqui vão algumas sugestões:

  • Aparições como convidado
  • Fazer um video e dividir em duas partes (uma para cada canal)
  • Interagir nas redes sociais

9- Interaja com o público

Para os que sabem da importância do engajamento nas redes sociais, este tópico é bem óbvio. Interagir não significa, necessariamente, responder perguntas e dúvidas, mas também encorajá-los a fazer perguntas relevantes a ponto de render um conteúdo bom e diferenciado para o canal.

Ah. O youtube tem cursinho para isso também: https://creatoracademy.withgoogle.com/page/lesson/invite-conversation?hl=en

10- Recompense os seus inscritos

É nessa hora que acontece o “feedback”. O agradecimento pelos seus fãs e inscritos serem os melhores do mundo, por divulgarem o seu trabalho e estarem sempre presentes para deixar comentários e “likes”. Recompense-os de alguma maneira. Seja com sorteios, divulgando o nome (e redes sociais) dos mais ativos e participativos, fazendo uma transmissão ao vivo para conversar com todos e responder às perguntas na hora. Demonstre que você está grato por tê-los, e que sem eles você não estaria ali.

 

Traduzido e adaptado do link:

https://blog.hootsuite.com/how-to-get-more-subscribers-on-youtube/

Comente aqui

Fernanda Landim

Formada em Publicidade e Propaganda, nerd e apaixonada pelo Canadá. Durante algum tempo estive perdida sobre que área da Publicidade deveria focar. Decidi explorar um pouco de cada.