Skip to main content
apita brasil

Plataforma Apita Brasil: os assuntos mais falados na Copa

apita brasil

Faltam poucos dias para o início do Mundial e todo mundo quer saber quais são os assuntos que estão na boca do povo. Para isso foi criada a plataforma Apita Brasil, que agrupa, categoriza e interpreta de hora em hora a opinião dos brasileiros sobre o evento a partir dos comentários públicos e espontâneos feitos nas principais redes sociais.

Plataforma Apita Brasil identificará os assuntos mais falados durante o Mundial em tempo real

Verificar a evolução, de hora em hora, do que milhões de pessoas falam sobre a Copa do Mundo é o objetivo do Apita Brasil. A ferramenta agrupa, categoriza e interpreta a opinião do brasileiro sobre o evento a partir dos comentários públicos e espontâneos feitos nas principais redes sociais.

O Apita Brasil será alimentado automaticamente pelas menções relacionadas ao Mundial e postadas no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google+. As mesmas são agrupadas em centenas de diferentes tópicos dentro de seis categorias: Evento, Seleções, Infraestrutura, Manifestações, Personalidades e Marcas, facilitando assim a leitura de rankings e análises específicas.

Os resultados estarão disponíveis de maneira pública e gratuita num infográfico on-line, vivo e interativo. O site funcionará como um termômetro que aponta em tempo real as personalidades, seleções, marcas e brincadeiras mais populares da Copa. Além disso, as insatisfações e manifestações mais relevantes provocadas pelo torneio estarão disponíveis para consulta.

Fruto da parceria entre a Bloom (a mais nova startup do NonConformity Group voltada para pesquisa no digital), a Huia (produtora da holding) e a Scup, empresa líder em monitoramento, gestão e análise de redes sociais, o Apita Brasil foi construído com o que existe de mais atual em análise de dados e tecnologia de pesquisa.

Para criar uma ferramenta capaz de interpretar a opinião pública em torno do Mundial em tempo real, partimos do sucesso da experiência do “Causa Brasil”. Um portal que serviu como fonte de consulta da mídia, de governantes e da população em geral para interpretação da evolução das causas por trás das passeatas. Usando o mesmo princípio de análise de milhões de menções espontâneas nas redes sociais sobre o tema, criamos o Apita Brasil”, afirma Laura Kroeff, VP de planejamento e pesquisa do NCgroup.

Plataforma inspirada em outro case de sucesso

O Apita Brasil foi inspirado no sucesso do Causa Brasil, criado em 2013, no auge dos protestos que atingiram o país para decodificar o que diziam as ruas através dos comentários nas redes sociais. Grande sucesso, o projeto mostrou a relevância de ferramentas que servem como “termômetros” da opinião dos brasileiros sobre os mais diversos assuntos.

O Causa Brasil já capturou e interpretou mais de três milhões de menções relacionadas a alguma causa desde 16 de junho de 2013. A expectativa é que o Apita Brasil ultrapasse essa impressionante marca tendo em vista o volume de conversas gerado pelo evento esportivo.

Matéria enviada pela Fernanda Martello da Giusti Comunicação Integrada

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.