Skip to main content
cura-de-conteudo

Os grandes beneficios da cura de conteúdos

cura-de-conteudoA saturação de informação e fontes é um dos principais problemas da internet atual. No entanto, existe uma atividade que pode nos ajudar com este grande problema e também proporcionar benefícios em termos de SEO e imagem. Você já ouviu falar da Cura de Conteúdos?

Há muita informação na internet, até demais. Tanta que às vezes nos saturamos e se torna difícil distinguir o valioso do que não é tão valioso. Uma parte deste trabalho é realizada pelos motores de busca como o Google, através de seus algoritmos. Ainda assim, é estimado que os motores de busca registram somente 5% do total de sites existentes.

O 95% restante forma parte da chamada deep web ou internet profunda, sites que por diversas razões escapam do radar (páginas protegidas por senha, documentos não indexáveis, etc). Estamos inundados de informação… e só conhecemos a ponta do iceberg!

O que é a Cura de Conteúdos?

Quem adoeceu? Por que falamos de curar? Na verdade, o conceito de cura de conteúdos está melhor relacionado com outro dos significados do termo: a curadoria de arte.

Nos museus existem profissionais chamados curadores, os quais estão dedicados em assessorar os artistas que expõem em determinada sala, ajudando-os em relação a apresentar, valorizar e preservar suas criações para melhorar a experiência do público com sua obra.

Poderíamos definir a cura de conteúdos web como o processo de análise e recomendação de conteúdos sobre um tema em particular. Como curadores de conteúdos web, sua principal atividade consiste em tornar-se intermediário entre o total da informação disponível e os seus usuários.

Um curador de conteúdos é então aquele que se encarrega de buscar, filtrar, organizar e difundir informação relevante para seu público através de diversas ferramentas e canais como as redes sociais, as quais se convertem no meio perfeito para localizar esse conteúdo interessante e compartilhá-lo.

Pinterest é um exemplo claro de cura de conteúdos, onde a empresa se encarrega de agrupar, em distintas partes, conteúdo relevante sobre sua atividade para depois compartilhá-lo com outras pessoas e usuários que possam estar interessados no mesmo tema.

Ferramentas para a Cura de Conteúdos

Hoje em dia existem múltiplas ferramentas para curar conteúdos. Algumas delas estão mais focadas no conteúdo visual (vídeos, infográficos, etc), outros nos conteúdos de texto (artigos, notícias, etc) e outros possuem caráter misto.

Além disso, as redes sociais se convertem no meio perfeito para localizar e compartilhar esse conteúdo interessante e relevante que falamos, isso graças à grande quantidade de informação que se move através delas diariamente.

Benefícios da Cura de Conteúdos para sua Estratégia de Marketing Online

Essa atividade, além de ser um excelente exercício de aprendizagem e descobrimento de conteúdo de qualidade, pode ser extremamente útil no contexto de sua estratégia de marketing online. Essas são as principais vantagens:

  • Posicionamento Web: A cura de conteúdos é uma grande ferramenta para gerar conteúdo para seu website e links que melhorem suas posições nos rankings dos motores de busca. A chave é adicionar valor com sua opinião sobre esse artigo que você está compartilhando (e citar a fonte). Curar conteúdos não é copiar e colar!
  • Networking: Curar conteúdos te ajuda a estar conectado com pessoas que compartilham suas inquietudes e interesses. Crie vínculos com os autores dos artigos originais e estabeleça alianças que enriqueçam sua estratégia de comunicação e marketing.
  • Produtividade: A cura de conteúdos facilita o processo de pesquisa e seleção de conteúdo relevante sobre determinado tema. Por sua vez, a criação de conteúdos é uma tarefa complexa e que demanda certa capacidade criativa e disponibilidade de tempo. Ao curar conteúdos, você economiza tempo e esforço, permitindo que você mantenha o foco no que realmente sabe fazer.
  • Branding: Por meio da cura de conteúdos você pode favorecer seu branding pessoal e converter-se em referência sobre um ou vários temas específicos. Não se esqueça de que para isso você deverá contribuir com algum valor aos mesmos, dando seu ponto de vista.

Cura de Conteúdos + E-mail Marketing?

A cura de conteúdos pode inclusive integrar-se com sua campanha de E-mail Marketing. Por exemplo, se você envia um newsletter quinzenal procure incluir, além de novidades e artigos próprios, conteúdo relevante de outras fontes. Utilize as ferramentas de cura para selecionar notícias e artigos destacados do setor.

Curar é o Mesmo que Criar Conteúdos?

Não confunda. Curar e criar conteúdos não é a mesma coisa. Trata-se de 2 atividades que devem ser complementarias entre si.

A criação de conteúdo novo, original e com grande valor é um dos pilares fundamentais de nossa estratégia de marketing de conteúdos.

A cura de conteúdos por si própria não é suficiente. No entanto, melhora o desempenho de nossa estratégia de marketing online e enriquece a experiência web de sua audiência ao facilitar a eles o acesso a conteúdos de qualidade de diversas fontes (não só a própria).

Você já curou conteúdos? O que opina a respeito? Não deixe de compartilhar suas impressões comigo e com os leitores! E mais, indico o download grátis do simples e objetivo eBook “O ABC do E-mail Marketing”!

Comente aqui