Skip to main content
orkut

Orkut: a primeira mídia social a gente nunca esquece

orkutHoje nos despedimos do Orkut. Foram 10 anos de uma mídia social que mudou a história da internet no Brasil. Foi lá onde ocorreu a gênese da personalidade brasileira na internet, em comunidades nonsense e intensas trocas de depoimentos.

Essa mídia social icônica, que já foi parte tão importante do nosso cotidiano (atire a primeira pedra quem nunca pediu para um amigo “entrar no seu Orkut” só para conferir os scraps?) pendurará as chuteiras em questão de horas e o infográfico desta semana, criado pela Infobase Interativa, é em memória e todos os momentos felizes e ruins que tivemos por lá.

#RIP Orkut

O Orkut se despede de seus usuários sem qualquer traço da popularidade que, no passado, o alçou por anos a fio à posição de mídia social mais acessada do Brasil.

Nunca antes uma comunidade virtual havia atraído tantos usuários e sido berço de uma cultura particular compreendida somente por quem fazia parte dela.

Mesmo que hoje o uso do Orkut se resuma a um pequeno número de fãs de suas funcionalidades, a maioria de seus ex-usuários apenas lembra com saudades da mídia social que foi o primeiro amor virtual dos brasileiros.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.