Skip to main content
leads facebook

Obtenha mais leads com anúncios no Facebook

Neste artigo eu vou abordar maneiras de otimizar seus anúncios no Facebook para gerar maior engajamento e, consequentemente, conseguir mais leads.

Obtendo engajamento a partir de seus anúncios

Vou abordar 10 diferentes estratégias para conseguir mais engajamento através dos anúncios no Facebook. Se você ainda não as utiliza, recomendo colocá-las em prática agora mesmo.

leads funil

Usando imagens corretamente

  • imagens de pessoas (principalmente se for uma mulher sorrindo) geram mais engajamento do que quaisquer outras;
  • em segundo e terceiro lugares estão imagens de animais e bebês, respectivamente;
  • imagens divertidas e bem-humoradas farão com que seu público olhe mais de uma vez, aumentando a chance do clique;
  • evite imagens complexas e cheias de informação, opte pelo simples.

Escolha bem seu título

  • a palavra “Grátis” ou um valor em reais são ótimos para chamar a atenção;
  • seu texto deve ser convincente – ele levará o usuário a clicar.

Escolha as cores certas

  • evite azuis, pois fará com que seus anúncios se misturem com o esquema de cores do Facebook;
  • use vermelho, laranja ou verde: cores vibrantes que atraem o olhar. Vermelho encoraja o clique. A cor vermelha faz o coração bater mais forte e dá a sensação de que o tempo está passando mais rapidamente. Isso faz com as pessoas ajam por impulso;
  • não tenha medo de usar bordas. Se sua imagem precisa ser azul, por exemplo, coloque uma borda colorida ao redor dela;
  • detalhes como bordas e sombras – e até mesmo aumentar levemente a saturação do verde e do amarelo – é provado que isso resulta no aumento na taxa de cliques. Muitas vezes são os pequenos detalhes que fazem a diferença.

Obtenha novos leads através de landing pages e concursos

Direcione os cliques no seu anúncio para uma landing page ou concurso, para captar leads segmentados. Use o anúncio para fazer com que as pessoas se interessem pela sua campanha – utilize ótimas propostas de valor, calls-to-action e imagem.

Landing Page

Direcione seu público no Facebook para uma landing page otimizada para a captação de leads. Isso significa oferecer algo para os visitantes.

E-books são ótimos para obter novos leads. Sua empresa já deve gerar conteúdo (se não o faz, deveria). Junte esse conteúdo em um e-book, mesmo que seja uma série de artigos, estudos de caso ou tutoriais. Ofereça estas informações em troca de e-mails.

O nome dessa ação é email-gate (sim, como o fangate no Facebook). Isso é simplesmente um campo em sua landing page que solicita ao visitante um endereço de e-mail em troca do conteúdo. Sua landing page deve ser criada para vender esse conteúdo – por isso, você deve garantir que ele seja incrível para o visitante.

Lembre-se que você obterá maior retorno se sua proposta e imagem estiverem de acordo com seu anúncio no Facebook.

Sempre faça testes entre duas variáveis do seu anúncio e landing page para ter certeza que eles funcionarão para seu público-alvo.

Atinja seu público em cheio  

O fato de serem super segmentados é o que torna os anúncios no Facebook perfeitos para qualquer negócio – e o que garante um ROI muito alto para pequenas empresas. Existem opções de segmentações super diferentes do que qualquer outra que você tenha ouvido falar, por exemplo, segmentar pessoas que acabaram de vender um carro, ou pessoas que estejam sob um estado civil específico (noivos, casados, morando juntos, etc).

Segmente seus anúncios da forma mais precisa possível e não fique surpreso se verificar um aumento na taxa de cliques em 1% ou mais.

No entanto, se seu objetivo é conseguir leads, não deve segmentar seus anúncios por quem acabou de vende um carro. Ao invés disso…

Segmente por público lookalike

  • importe uma lista de endereços de e-mail dos seus clientes atuais, leads ou participantes de concursos, do seu banco de dados ou CRM;
  • crie um público lookalike, no qual as características da sua lista sejam semelhantes às de usuários do Facebook que nunca entraram em contato com a sua marca.
  • segmente seus anúncios no Facebook para pessoas com perfil semelhante aos daquelas que você já sabe que têm interesse em sua marca.

Segmentar público lookalike, além do aumento na taxa de cliques, você obtém uma lista de leads qualificados – de pessoas interessadas em seus produtos e serviços – que poderão ser facilmente convertidos em clientes.

Segmente por interesses precisos

Se sua empresa já criou anúncios usando públicos semelhantes, procure segmentar por categorias de interesses.

leads-specifics

Supondo que você esteja realizando um concurso e premiando os ganhadores com móveis de um quarto de bebê para novas mamães, a fim de conseguir novos leads:

leads-broad

Você pode segmentar por mulheres com filhos de 0 a 3 anos. Isso significa que o seu anúncio é visto apenas por aquele público. Os leads que você irá adquirir serão perfeitos para uma futura campanha de e-mail marketing.

Quando gerar estes leads, crie um novo anúncio baseado em públicos semelhantes. Inicie o ciclo novamente.

Concursos

Concursos são outra forma poderosa para captar leads, qualificados e valiosos. Então os otimize e ofereça um bom prêmio.

Um bom prêmio é aquele que ofereça um baixo custo para sua empresa e ao mesmo tempo desperte o interesse e o desejo no participante.

Não são os prêmios mais atraentes do mundo, mas cartões de desconto funcionam. Eles permitem que você promova o seu negócio como um todo. Qualquer pessoa interessada em seus produtos irá participar. Tenha em mente isso: somente pessoas interessadas na sua empresa participarão.

É claro que você pode oferecer um iPad, por exemplo. Isso gera um engajamento. Porém essas pessoas não estão necessariamente interessadas na sua empresa, estão interessadas somente no prêmio. Será que elas ainda vão acompanhar a sua empresa quando o concurso terminar?

Para evitar capturar leads que não converterão em clientes, procure oferecer prêmios que estejam associados aos seus produtos e serviços.

Conclusão

Agora você já sabe como conseguir leads qualificados, que poderão ser mais facilmente convertidos em clientes, aumentando as vendas e faturamento da sua empresa. Divulgue sua empresa, landing page ou concurso através de anúncios segmentados e obtenha um ROI ainda maior.  

Se você já usa estas estratégias, comente como está sendo sua experiência. Possui uma nova dica? Compartilhe com a gente!

Comente aqui