Skip to main content
Buyer Personas

O segredo das Buyer Personas para atrair mais tráfego e vendas

Como conseguir que clientes em potencial visitem o blog da minha empresa?

A resposta para esta pergunta é simples: conteúdo, conteúdo e conteúdo.

A resposta é simples, mas a prática pode ser mais complicada. Esse artigo vai te ajudar a encontrar soluções para atingir um público qualificado, engajado e interessado, pois essa é a melhor maneira de conseguir que as pessoas entendam o valor seu produto ou serviço e mais, é a maneira mais eficaz de conseguir leads que estarão dispostos a fazer negócio com sua empresa.

1- Entenda quem é seu público

Você não vende para você. Você vende para uma outra pessoa, ou melhor para milhares de outras pessoas. E nem todas elas possuem a mesma personalidade, gostos, hábitos etc. Como produzir um conteúdo que agrade a todos?

Você precisa de um plano que reflita o entendimento das necessidades e preocupações de sua audiência, aliado a um conteúdo que supra estas necessidades.

Essa tarefa parece difícil, mas pode ser simplificada com um pouquinho de boa vontade. Vamos usar o conceito de buyer personas para definir seu público.

O conceito é simples, ele parte do princípio de que é mais fácil falar com o todo do que com cada uma das pessoas que compõe seu público. Mas isso faria a comunicação ficar genérica, afastando os visitantes, certo? Errado! Existe uma forma de falar com o todo sem perder o tom de exclusividade ou personalização do seu conteúdo.

Você precisa definir quem são os buyer personas da sua empresa. Mas o que é um buyer persona?

Buyer Persona é um indivíduo, fictício, que representa a personalidade de sua audiência como um todo. Ele deve influenciar as decisões que você toma em relação aos seus produtos, serviços e soluções de marketing. Ele ajuda você e sua empresa a ganhar confiança nas sua estratégias para fazer com que as pessoas optem pela sua empresa ao invés da concorrência.

A ideia funciona, pois como você irá compreender, é muito mais fácil direcionar a sua mensagem para uma única pessoa do que para 200 mil.

Um buyer persona pode ser definido com base nas características demográficas e comportamento dos seus consumidores, somadas a sua compreensão das motivações e desafios destes consumidores.

O que faz um Buyer Persona?

  • Determina o tipo de conteúdo que você deve produzir;
  • Determina o tom, estilo e entrega do conteúdo produzido;
  • Diz quais assuntos você deve abordar;
  • Te ajuda a entender onde seus consumidores procuram por informação e em qual formato que eles gostam de receber esta informação.

Como definir sua Buyer Persona?

Para traçar o perfil de sua buyer persona você precisará conduzir entrevistas com seus clientes e prospects. Dê atenção aos seguintes aspectos:

  • Informações Gerais: detalhes básicos a respeito do consumidor e empresa que ele possui;
  • Profissão: principais responsabilidades, coisas que gosta ou não gosta na profissão;
  • Fontes de informação: onde ele/ela busca por informação;
  • Objetivos: primários e secundários. Principais urgências;
  • Desafios: quais são os desafios e sentimentos envolvidos com este desafio;
  • Meios de comunicação: quais os veículos que esta pessoa prefere acessar para obter informação;
  • Você também pode focar mais no aspecto psicológico de cada indivíduo para entender o que o leva a tomar decisões.

Veja abaixo:

  • Prioridades: o que leva o consumidor a investir em iniciativas como a sua. Um buyer pesona pode te dizer qual perfil de consumidor está mais aberto a investir em seu produto ou serviço e por que.
  • Fatores de sucesso: quais resultados ou soluções seu consumidor espera alcançar ao contratar seu serviço ou produto? Diz quais são os benefícios, pela perspectiva do consumidor, ele espera alcançar.
  • Objeções: barreiras que esta pessoa pode colocar durante o processo de venda. O que a faz acreditar que a sua empresa talvez não seja a melhor solução?

No início realize até 6 entrevistas com consumidores e colete informações com sua equipe de vendas e atendimento ao cliente. Depois mantenha uma frequência de pelo menos 1 entrevista por mês.

Você pode enriquecer o perfil do seu Buyer persona ao analisar informações a partir de:

  • Pesquisas online: formulários, pesquisa quantitativa;
  • Focus Group;
  • No Analytics do seu site ou blog.

Quais resultados você pode esperar:

  • Um conteúdo com maior qualidade e mais aceitação de seu audiência;
  • Obtenção de contatos e leads mais qualificados;
  • Estratégias de marketing com maior ROI;
  • Maior volume de vendas.

Após definir quem ou quais são os Buyer Personas de sua empresa, você estará apto a produzir conteúdo que seja realmente relevante para sua audiência e que supra suas expectativas e necessidades. Esse conteúdo, por sua vez, garantirá a você a obtenção de leads altamente qualificados, já predispostos a fazer negócio com a sua empresa, facilitando o processo de nutrição de leads e vendas.

Tente você também e encontre quem é seu Buyer Persona. Compartilhe comigo sua opinião e experiência, basta comentar abaixo. Deseja saber mais sobre como conseguir mais leads e vendas? Acompanhe meu webinar nesta quinta – feira (25/09) às 11h da manhã (horário de Brasília).

Comente aqui