Skip to main content
escolhas

O que tem movido as suas escolhas?

Um dilema muito frequente principalmente na vida dos jovens em início de carreira, é saber qual o caminho a ser percorrido durante sua trajetória. E uma das perguntas que mais norteiam a mente dos jovens em início de carreira, é o que escolher quando quase tudo é desconhecido. Ser dono do meu próprio nariz? Ter tempo para trabalhar a hora que quiser? Viajar e aproveitar o que há de melhor na vida? Estudar fora? Ser um executivo de uma grande empresa? Estudar para um concurso público? Enfim. São diversas as possibilidades existentes e que sempre estão em conflito com aquilo que queremos a curto, médio e longo prazo.

Mas o que chama a atenção e geralmente surpreende a muitos, é que tudo isso não passam de desejos e vontades. Mas há diferença? Sim. DESEJOS são atitudes momentâneas, levadas por impulsos, são emoções que surgem sem esperarmos, e que tendem a romper-se facilmente, quando surgem alguma dificuldade. Já a VONTADE é algo mais trabalhado, é uma forma mais concreta do desejo, a vontade trata-se de uma escolha nossa, é quando a razão entra em jogo e nos faz refletir sobre aquilo iremos fazer.
– OK, DESEJOS e VONTADES sempre fazem parte da nossa vida, tudo bem. Mas afinal, qual é o seu PROPÓSITO? O que você almeja construir e deixar como legado? Qual seu projeto de vida? Essa é uma reflexão profunda que precisamos fazer diariamente.

Qual a sua escolha? Dinheiro ou carreira ou os dois?

O que te faz levantar da cama toda manhã com uma disposição incrível de ir trabalhar, o que te faz vibrar quando chega a segunda-feira, o que te dá brilhos nos olhos, o que te move a continuar mesmo diante as dificuldades, não são resultados dos seus desejos e vontades, e sim do seu propósito.

Quem leva a vida mediante os seus desejos e vontades, são entregues ao humor das marés. Hora está aqui, hora está ali, sempre insatisfeitos com o que faz, vive pulando de galho em galho e nunca conseguem realizar seus projetos, e o resultado final dessa escolha é terminar preso numa névoa escura e densa de muitas frustrações.

Quando se tem um propósito, diferentemente dos desejos e vontades que rompem-se facilmente, é possível enfrentar as dificuldades que aparecem sem baixar a cabeça, isso porque o propósito é algo que está na raiz, que nos sustenta e nos alimenta para passarmos pelas turbulências que são inerentes a uma trajetória de sucesso.escolhas

Bom, mas como saber sobre o meu propósito? Isso é uma pergunta que você unicamente poderá responder. Para isso é necessário autoconhecimento, ter claro quais são seus valores pessoais, quais as influências deles em suas escolhas, qual sua visão de futuro, o que você almeja ser e ter a longo prazo, o quanto você está disposto a pagar o preço para chegar ao resultado? Tudo isso te conduzirá a resposta de qual é o seu propósito. Mas para ilustrar de maneira bem simples como chegar a seu propósito, veja a seguir a imagem que ilustra 3 importantes elementos para a elaboração do seu propósito. Não esqueça de rabiscar em um papel esse mesmo desenho para começar a traçar o que irá ser decisivo em sua vida: Seu propósito.

Tenha consciência daquilo que você quer para sua vida, e lembre-se que saber do seu propósito, não é garantia de ser bem-sucedido, mas é a única forma de ter sucesso. Siga em Frente!

Comente aqui