Skip to main content

O que rolou no Intercom Nordeste 2016

Nos dias 7, 8 e 9 de Julho de 2016 aconteceu o Intercom Nordeste, na cidade de Caruaru-PE, na Unifavip/Devry. Mais de 2.200 amantes da comunicação se inscreveram para participar da edição Nordeste do Intercom. Foram realizados 23 minicursos e 13 oficinas com os mais variados temas.

Na noite do primeiro dia, o Intercom Nordeste 2016 foi aberto oficialmente em uma cerimônia solene no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra. O momento também contou com a apresentação do cantor e compositor da canção “A Feira de Caruaru”, Onildo Almeida, e com palestra ministrada pela professora pós-doutora e pesquisadora da USP, Clotilde Perez.

As mestrandas Mariana Libonati e Mariama da Mata fizeram a cobertura do evento e relataram um pouco sobre a experiência nesse Congresso. Você pode conferir a seguir.

No dia 7 pela manhã participamos do minicurso “MARKETING CONTEMPORÂNEO E O PODER COLETIVO DO CONSUMIDOR”, com o professor Ailson Ramalho Oliveira da Costa.

O minicurso foi muito rico pois o professor deu uma aula sobre a trajetória e evolução do Marketing e o momento em que as empresas passaram a ter foco no Comportamento do Consumidor. Ele citou diversos cases de empresas de sucesso do mercado e também falou sobre o novo consumidor que está empoderado e produz conteúdo nas mídias digitais. Sou publicitária e os temas abordados foram muito interessantes, pois são temas que estudo. (Mariana Libonati)

Assistir a esse minicurso foi relevante para agregar conhecimento, pois como sou Designer de Moda, compreendo um pouco de Marketing e assim pude ver a evolução desta profissão na qual não tinha conhecimento e o professor chamou atenção que muitas vezes não é valorizada pelos empresários, o que pude perceber na fala do professor é que ele tenta a todo momento destacar a importância dos profissionais do Marketing e de não cair no “achismo” ao fazer uma consultoria para as empresas, e sim “beber de todas fontes”. E em relação ao consumo coletivo foi interessante, pois os usuários tem o poder de questionar nas redes sociais o discurso publicitário das empresas que muitas vezes não é real. (Mariama da Mata)

Na abertura do evento que aconteceu no mesmo dia à noite fomos contempladas com a palestra de Clotilde Perez, Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP. O tema da palestra foi “Os sentidos da mídia na contemporaneidade”. A palestrante trouxe reflexões importantes sobre a cultura das mídias, cibercultura, dados atuais dos usos das mídias online e off-line, entre outras. Um ponto fundamental levantado por ela foi que os estudiosos e o mercado de comunicação têm que parar de responder apenas à pergunta: “O que os meios fazem com as pessoas?”. E passar a questionar: “O que as pessoas fazem com os meios?”.

intercom
Mariama da Mata, Clotilde Perez, Marcelo Martins, Mariana Libonati e Nathalia Arcoverde.

A experiência de apresentar o trabalho no Intercom foi relevante, pois pudemos trocar ideias com pesquisadores da área sobre as temáticas que envolvem nossos trabalhos de dissertação do Mestrado. Além disso, participando do evento, tivemos a oportunidade de coordenar a mesa do Intercom Junior com o tema “Estudos interdisciplinares da Comunicação”. Foi um momento muito enriquecedor pois os trabalhos apresentados trouxeram temas bastante atuais e reflexivos como: gênero, novas mídias, moda, entre outros. A nossa participação no congresso foi importante para o nosso crescimento na área acadêmica.

intercom
Mariana e Mariama com os pesquisadores do Intercom Jr.
intercom
Mariana Libonati, mestranda de Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da UFRPE, professora da Faculdade Nova Roma- FGV.
intercom
Mariama da Mata, mestranda de Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da UFRPE.

 

Por Mariana Libonati e Mariama da Mata.

Comente aqui