Skip to main content
empreendedorismo

O que NÃO é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a palavra da moda e vem se mantendo nesse posto há alguns anos. Ter a própria empresa é o novo grande sonho da maioria dos brasileiros. A busca por cursos ou referências de empreendedores de sucesso só vem crescendo e isso tem despertado o sonho e a curiosidade, principalmente dos jovens. Não quero ser o estraga prazeres, mas abaixo irei desmistificar 6 tópicos falsos sobre o que é empreendedorismo, vamos lá?

6 tópicos falsos sobre o que é empreendedorismo

  • Empreendedorismo não é fazer seus próprios horários: As pessoas pensam que ao empreender estarão livres de regras e horários, que irão viajar e tirar férias quando quiser, que serão donas do seu próprio tempo. Ledo engano. Empreender exige dedicação, comprometimento, renúncia e ENTREGA! Essas palavras por si só desmistificam esse mito, não acha?
  • Empreendedorismo não é não precisar estudar: A verdade é que quanto mais preparado e quanto mais conhecimento adquirido, maiores são as suas chances de ter sucesso como empreendedor. Se você vai estudar presencialmente ou online, se vai fazer graduação, pós, MBAs, imersão, cursos intensivos ou até mesmo se vai a um mosteiro, não importa: NUNCA PARE DE ESTUDAR, esse é o segredo dos maiores empreendedores do mundo!
  • Empreendedorismo não é ficar rico da noite pro dia: Principalmente na área de tecnologia, alguns empreendedores têm se destacado na grande mídia pela rápida ascensão financeira, mas a realidade da grande maioria dos empreendedores é bem diferente. Até mesmo essa minoria que realizou transações milionárias, as noites sem dormir e dias de muito trabalho fizeram parte para que eles chegassem onde estão. Não se iluda com ganhos rápidos e fáceis. O sucesso vem para aqueles que ralam dia após dia para alcança-lo.
  • Empreendedorismo não é apenas ter uma boa ideia: Uma vez me disseram uma frase que nunca mais saiu da minha cabeça e que eu quero compartilhar com vocês, pois resume 95% deste tópico: “Ideia é igual cabelo, nasce na cabeça de qualquer um.”. Trocadilhos a parte, mas uma das principais características dos empreendedores de sucesso é a AÇÃO. Não adianta a melhor ideia do mundo se você não fizer nada para colocá-la em prática.
  • Empreendedorismo não é não ter chefe: Quando se é empreendedor, você não tem apenas um chefe, mas sim, dezenas, centenas, milhares, até mesmo milhões de chefes. Cada cliente que comprar da sua empresa é seu chefe e isso não é força de expressão, é pura realidade, pergunte aos empreendedores que você conhece. Os seus colaboradores também são seus chefes, pois antes de qualquer coisa você precisa satisfazê-los para que eles possam satisfazer seus clientes.
  • Empreendedorismo não é fácil: Essa palavra passa longe do vocabulário de qualquer empreendedor. Fácil não é, mas também é MUITO gratificante, muito mesmo. Todo esforço vale muito a pena. E por falar nisso, prepare-se, pois empreender exige muito disso.

Não quero te assustar ou te desencorajar a empreender, mas é importante que você saiba essas verdades para que não desista mais à frente. Por falar em desistir, NUNCA DESISTA! Desde já desejo muito sucesso a todos os empreendedores!


Ney Lins – Profissional de Marketing e Eventos e Empreendedor desde os 14 anos de idade, Atualmente e sócio de empresas presentes em 3 estados do Brasil, ocupando cargos de diretoria de Marketing na PSIU Comunicação e Eventos (PE), Planejamento na hip Marketing e Comunicação Digital (PI) e Comercial na Rocket Intercâmbio Profissional (SP).

Comente aqui