Skip to main content
leads

O que fazer com os leads que conseguiu?

Depois de aplicar todas as técnicas para conseguir mais leads que você conhece, você finalmente conseguiu criar uma boa lista de contatos. E agora, o que fazer?

Você acabou de se apresentar para seu cliente, no offline o que você faria? Simplesmente viraria as costas? Não. Você o convida para entrar e conversar mais um pouco. No online é a mesma coisa. É claro que você irá usar esta sua nova base de dados para trabalhar campanhas de e-mail marketing. Mas isso é somente uma das formas como você pode aproveitar estes leads. Abaixo darei algumas sugestões de como continuar a conversa.

Agradeça

Você criou um ótimo conteúdo, configurou uma pop-up para oferecer para os leitores do seu blog. As pessoas se inscreveram para resgatar seu ebook. E ai? Agradeça. Configure uma página ou um e-mail agradecendo a participação. Este e-mail dará a você a possibilidade de continuar interagindo com este lead, além de deixar uma ótima primeira impressão.

leads

Muitas ferramentas, como a Wishpond, possuem ferramentas de e-mails integradas a suas ferramentas de captura de leads, o que permite a você configurar estes e-mails em apenas 2 cliques.

Ofereça algo mais

Aproveite que você acabou de agradecer e os corações de seus leads estão abertos a te receber e ofereça algo mais. Complete sua página de agradecimento com uma nova oferta ou convite para uma demonstração de seu produto. Este é o melhor momento, pois seus leads estão mais propensos a continuar interagindo com a sua marca.

E se eles estão felizes com a interação é mais fácil conseguir que eles compartilhem sua oferta. Para isso, disponibilize os botões de compartilhamento.

Segmente seus leads

Possuir uma audiência segmentada irá aumentar as taxas de conversão. Por exemplo, ofereça o download de e-books específicos sobre determinados temas abordados em seu blog. Você conseguirá montar novas listas por interesses específicos. Por exemplo, com base naqueles leads que baixaram seu e-book sobre landing pages, você possuirá uma lista segmentada por pessoas que se interessam por landing pages.

Segmentação de leads se mostrou tão importante que ferramentas de e-mails e auto-responder oferecem a opção de segmentação como parte da configuração de seus e-mails automáticos.

Veja abaixo:

leads

Outra forma de segmentar seus contatos, ofereça um seminário ou webinar e em troca solicite que os participantes enviem informações mais completas.

leads

E se eles desistirem? 

Isso acontece. Muitas vezes seus contatos irão se descadastrar de sua newsletter, não porque eles não gostam do seu conteúdo, vários fatores podem influenciar: a caixa de entrada deles estava cheia ou eles não gostaram de seu último artigo. Se isso acontecer, não se desespere. Crie uma página de “tchau”, agradecendo pelo período que ficaram com você. Mas não pare por ai, procure entender melhor por que essa pessoa desistiu. Use algo como:

  • “Nos ajude a melhorar nossos serviços. Deixe um comentário ou sugestão.”;
  • “Por que está indo embora?” Ofereça uma lista com opções como:
    • a) muitos e-mails;
    • b) o conteúdo não é mais interessante;
    • c) nenhum motivo específico.
  • “Você é bem-vindo para voltar. Estaremos te esperando com ofertas exclusivas”.

Você pode incluir uma pitada de humor. Páginas de “tchau” bem-humoradas apresentam boas taxas de aceitação.

A interação com seus leads não se restringe somente às campanhas de e-mail marketing que você envia. O primeiro contato dos clientes seja a partir de uma landing page, formulário ou pop-up é o primeiro passo para você construir um relacionamento duradouro. Aproveite essa oportunidade.

Comente aqui