Skip to main content
merchandising café tres coracoes

O novo merchandising da TV brasileira

As emissoras de televisão no Brasil passam por novas adaptações e renovações em sua grade. Nesta nova etapa, uma mudança nítida e muito bem-vinda é a do chamado merchandising, onde tudo passa a ser mais natural e melhor executado, mostrando o amadurecimento do veículo quanto à execução de ações comerciais em sua grade.

O primeiro merchan no Brasil

havaianasIdealizado pela Alpargatas, divulgando as sandálias Havaianas, o primeiro merchandising da televisão brasileira foi feito no programa de humor idealizado por Jô Soares e Carlos Alberto de Nóbrega, “A Família Trapo”, na década 60, na emissora Record.

O cenário atual no país

No Brasil, de acordo com o Merchanview, do Ibope, empresas de calmantes, laxantes, remédios para emagrecer, para quedas de cabelo e micoses, somam como os maiores anunciantes entre os acordos com os canais de TV aberta. Ainda, segundo a pesquisa, a maior concentração de atividades desse tipo estão nos programas de auditório (49%), reality shows e humorísticos (11%), programas femininos (8%) e esportivos (5%).

 

As novelas são as atrações que mais vêm inovando na atividade, não só para tornar mais “natural” tal ação, mas, também, para atrair cada vez mais anunciantes, permitindo que diversos segmentos e marcas possam se fazer presentes na programação de maior afinidade dos brasileiros.

A TV Globo nos últimos anos vêm se mostrando ainda mais interessada na atividade, onde procura trazer aos telespectadores experiências diferentes, permitindo que as marcas passem por ações menos enrijecidas, com comunicação mais sutil e direcionadas.

Como exemplo, vimos na última novela das 23h, Verdades Secretas, exibida recentemente, onde a marca Chilli Beans fez parte do roteiro da novela, sendo cliente da agência de modelos liderada por Fanny, interpretada por Marieta Severo, gerando diversas experiências da marca com a novela e seu público. Ainda, na novela Paraisópolis, atualmente em exibição na grade da emissora, a Coca-Cola deu as “caras” na novela, não como de costume, sendo consumida ou oferecida a algum personagem, mas apenas como latas amarradas no para-choque do carro do casal Benjamin e Mari, em saída para lua de mel após o casamento.

Grande exemplo de destaque nas ações de merchandising em programas é o reality show “Big Brother Brasil” que já foi ao ar por 15 vezes, tendo demonstrando e amadurecido diversas ações com clientes de grande porte sendo inseridos com suas marcas em provas e festas da casa.

frutas masterchefOutras emissoras vêm conseguindo engajar melhores resultados com essa atividade, onde é o caso da Band que em 2014, conseguiu alavancar os investimentos dos clientes na emissora, com merchandising, em 36,6% com o sucesso do reality culinário MasterChef. O programa trouxe marcas fortes do cenário nacional como Carrefour, Fiat, Cacau Show, Spolleto e Mister Músculo, que fizeram parte de receitas, provas, entre outros.

O que se espera é que cada vez mais o cenário evolua beneficiando anunciantes e telespectadores, permitindo que ações criativas e inteligentes, possam crescer e acompanhar a evolução do brasileiro tanto para o consumo de produtos, como para o de conteúdo.

Aguardemos os próximos capítulos dessa ação fantástica chamada Merchandising.

Comente aqui