Skip to main content
mercado

O mercado de trabalho é muito quadradinho?

Ás vezes me questiono sobre o Mercado de Trabalho e sempre vem a tona uma questão: O Mercado de Trabalho é muito quadradinho? E a resposta que vem a minha mente para essa pergunta é SIM, o mercado de trabalho é realmente muito quadradinho.

E o porquê desse tradicionalismo? Os motivos de maior relevância são: as leis trabalhistas e a cultura do país.

A CLT foi criada em 1943 no Governo de Getúlio Vargas e não foi atualizada para o cenário do mercado de trabalho atual, por esse motivo em muitos aspectos a CLT não atende a necessidade do mercado de trabalho atual. Em 1943, não existiam tantas profissões e a mulher ainda não estava tão ativa no mercado de trabalho. Por isso, uma reformulação da CLT é extremamente necessária, itens como: jornadas de trabalho flexíveis, Home Office e regulamentação de algumas profissões que não existiam anteriormente são essenciais.

Na outra ponta devemos reformular os valores que são prezados, idolatrados pelo mercado de trabalho, um colaborador que fique na mesma empresa por 20 ou 30 anos ou que tenha a mesma profissão durante a vida toda, não existe mais. Estamos em uma geração em que a mudança é a palavra de ordem, tudo muda muito rapidamente (tecnologia, moda, música, etc.), então não podemos exigir dessa geração valores que eram prezados antigamente, pois a realidade em que eles vivem é completamente diferente.

O profissional de hoje é comprometido e super qualificado, pois estuda muito mais que as gerações anteriores, entretanto quer ser reconhecido, quer crescer rapidamente na sua carreira. Ele é curioso, gosta de aprender, gosta de desafios, por isso pode ter inúmeras profissões na sua carreira profissional, já que sabe fazer muitas coisas diferentes e às vezes, em muitas áreas diferentes do saber.

Enquanto o mercado de trabalho não enxergar essas mudanças, ele será muito quadradinho, pois é impossível viver com valores do passado em um momento tão diferente vivido no presente, enquanto o mercado de trabalho não entender que a CLT deve ser revista e que o profissional que vive só uma carreira profissional durante a sua vida toda não existe mais, problemas como rotatividade e insatisfação nos ambientes corporativos serão itens permanentes no mercado de trabalho. Ver que a realidade mudou e que podemos aprender e muito com esse novo profissional é o segredo….para o mercado de trabalho deixar de ser quadradinho.

Comente aqui