Skip to main content
liberdade de expressão

O limite da liberdade de expressão

Como todos sabem vivemos em uma sociedade “livre” que podemos expressar as nossas opiniões sem medo de represálias como na ditadura, porém mesmo com essa liberdade devemos utilizar o nosso direito de “expressar a nossa opinião” com sabedoria, pois muitas vezes utilizamos a nossa liberdade de maneira inadequada e acaba se tornando inconveniente.

Essa inconveniência pode ser vista nas grandes tragédias, como a que aconteceu ontem com o cantor Cristiano Araújo que veio a falecer junto com a sua namorada Allana em um acidente de carro, pois circularam pela internet várias fotos dos dois mortos na cena do acidente e até no hospital. Acredito que nesses momentos devemos nos colocar no lugar dos familiares das vítimas, respeitando o momento de dor dos mesmos.

 

Muitas vezes, utilizamos a nossa liberdade de expressão e as ferramentas de comunicação (as redes sociais) para divulgar coisas que não são adequadas, o acidente do cantor Cristiano Araújo foi um exemplo. Entretanto, quantas coisas divulgamos nas redes sociais que não são convenientes? Muitas? Por isso, antes de sair postando ou compartilhando coisas em suas redes devemos nos perguntar se seria conveniente fazê-lo.

Liberdade de expressão, tem que respeitar

Conquistamos a liberdade de expressão de maneira árdua, por isso devemos utilizar esse direito de maneira adequada. Ter liberdade de expressão, não é libertinagem, é opinar sobre assuntos relevantes. Atualmente, muitas pessoas estão extrapolando o limite, estão confundindo liberdade com invasão.

As redes sociais retratam muito bem essa invasão, pois nelas muitas pessoas consideram que podem falar de tudo, uma terra de ninguém. Não é bem assim, nas redes sociais você pode falar de tudo, porém se a pessoa quer falar de tudo também deve estar preparada para ouvir também. Respeitar o outro é fundamental tanto na vida real quanto na virtual.

Portanto, vamos utilizar a nossa liberdade de expressão de maneira saudável, opinando de maneira civilizada sobre os assuntos que queremos mudar e respeitando o próximo, pois só com o respeito entre as pessoas que poderemos conquistar as mudanças que queremos e construir o futuro que sonhamos. E para encerrar uma pergunta: Você está utilizando o seu direito de liberdade de expressão de maneira adequada? #ParaRefletir

Comente aqui