Skip to main content
O inspirador discurso de Dave Grohl no SXSW

O inspirador discurso de Dave Grohl no SXSW

Dave Grohl é sem dúvidas o maior nome da música pop/rock da última década. O Foo Fighters a cada álbum ganha prêmios e mais prêmios e os seus projetos sempre recebem os maiores elogios. Praticamente tudo que ele toca vira ouro. A sua mais nova aventura foi o de ser criador e idealizador do documentário a respeito do estúdio Sound City, no qual muitos artistas gravaram discos célebres, inclusive ele mesmo com o Nirvana e o seu Nevermind. Devido a isso tudo que construiu até hoje acabou por ser o “Keynote Speaker” no SXSW desse ano.

O tema de todo seu discurso é a importância da pessoa na música. Mas pode ser estendida para qualquer outro cenário. Quem somos é sempre importante. Ele deixa a pergunta: “Qual é a sua voz?”. Você já descobriu a sua? Isso é o equivalente ao dizer “Qual é sua identidade? Qual é seu posicionamento? Quem é você?”. Sou muito fã dele e ao ler sobre sua história e acompanhar o que faz, fica claro que ele sabe quem é. Desde cedo sabia o que queria da vida, sabia que queria ter uma banda e trilhou esse caminho. Arriscou ao largar a escola, arriscou ao deixar amigos para trás em busca de seu sonho e conquistou o que esperava. Ele fez a carreira dele pós-Nirvana. O Foo Fighters é a sua banda, tem sua própria gravadora e apenas permite que alguma maior possa lançar seus discos. Apesar de ser a pessoa no controle (e isso aparece muito nas decisões que toma em nome do Foo Fighters) ele sempre buscou estar cercado e colaborar com outros músicos.

Dave Grohl ao perguntar qual é a voz de cada um, não ignora o fato que apesar de termos que saber o que queremos também é necessário trabalhar com outras pessoas para se conquistar os maiores objetivos. Ele já tocou com uma infinidade de grandes nomes da música, tanto em projetos solo (com o Probot de metal no qual criou músicas e enviou para artistas desse meio cantarem) como bandas além do Foo Fighters (Them Crooked Vultures e Queens Of The Stone Age). Agora para o seu Sound City, formou uma “superbanda” com diversos artistas que passaram pelo lendário estúdio. Então o que isso pode nos inspirar no mercado de comunicação e marketing? Acho que a lógica de vida dele é extremamente relevante: conhecer sua voz e colaborar para o bem maior.

Eu tenho a impressão que o nosso mercado ainda não aprendeu a colaborar. A crescer junto. Ainda hoje existe uma certa impressão de um mercado “prostituído” que vive na inércia e não se une para o bem maior. Ainda tem agências que pagam pouco porque os clientes pagam pouco, mas ninguém quer ser o primeiro a dizer “valorizem nosso trabalho”. Considerando o pessoal do mundo digital, a grande bola da vez, isso é bem evidente. Não vejo uma união para se unir e buscar melhores práticas de fato! O que eu vejo é cada agência querendo ter um “guru” e se autopromover assim! O que eu vejo é gente trabalhando por trocados sem dar o devido valor ao que faz. Não existe um “cenário” como o da música na qual Dave Grohl cresceu onde todos se ajudavam com shows independente do estilo de cada um. Temos associações de agências mas não vejo uma unidade profissional em busca do crescimento e da geração de novos conhecimentos.

Além disso, vejo que falta a “voz” dos profissionais, falta saber o que cada um é. Tenho visto muita empresa genérica, fazendo as mesmas coisas só mudando o nome. Poucos arriscam, poucos tentam algo diferente, se prendem a padrões e regras em um mercado em constante transformação. São raros os que saem da zona de conforto! Vejo que saber quem somos como profissionais e empresas ajudaria muito em construir uma unidade no mercado no que diz respeito a colaboração! Diversas “entidades” com características próprias que juntas constroem um lugar melhor para o desenvolvimento profissional! Juntos podem mostrar que elas são realmente fortes e detentoras de conhecimento, deixando pra trás aqueles que puxam todos pra baixo.

Dave Grohl apesar de controlar tudo de perto colabora com muita gente. Não tem medo de arriscar e trabalha para crescer sempre. Pra mim, esse é um exemplo que deveríamos seguir. Para quem quiser, deixo o vídeo legendado desse discurso inspirador.

Comente aqui

2 comentários em “O inspirador discurso de Dave Grohl no SXSW

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *