Skip to main content
emprego

O emprego e as redes sociais

Antigamente quando uma pessoa ficava desempregada ela saía de casa com uma pastinha no braço para entregar o seu currículo na porta de empresas e agências. Hoje, isso ainda ocorre, porém em menor escala, pois muitas agências e empresas aceitam currículos apenas por meio eletrônico (seja ele via site da empresa ou e-mail).

A busca pelo emprego também mudou de forma, com o acesso mais fácil a internet pelas camadas mais populares, atualmente muitas pessoas nem saem de suas casas para procurar emprego, através de sites de recrutamento e seleção gratuitos, tais como: Vagas, Curriculum.com.br e Infojobs. Há sites de recrutamento pagos, um exemplo de site de recrutamento pago é a Catho Online.

Além dessas formas já citadas de busca a uma nova oportunidade profissional, uma maneira de se encontrar “o emprego dos sonhos” é através das redes sociais. Passamos tanto tempo navegando nas redes sociais, por que não utilizá-las para dar um up grade na nossa carreira profissional?

Primeiramente, temos que ter um perfil em nossas redes sociais que não traga má impressão ao recrutador, essa má impressão é passada através do conteúdo que postamos, então: não poste nada falando mal do seu antigo emprego e nada ofensivo ou preconceituoso, pois na era digital muitas empresas utilizam o nosso perfil nas redes sociais como critério de análise do candidato.

Em segundo lugar, participe de grupos que divulguem vagas de emprego, há diversos grupos no Facebook, curtas as Fan Pages dos principais sites de emprego no Brasil (Vagas, Catho, Infojobs e Curriculum como já citados anteriormente), procure perfis que divulgam vagas de acordo com a sua área profissional, siga os no Twitter e o mais importante mantenha contato com os seus ex colegas de trabalho, afinal de contas aquele seu amigo que trabalhou lá trás com você pode lhe indicar para uma oportunidade profissional no presente.

O momento da busca por uma recolocação profissional ou uma nova oportunidade na carreira é delicado, deve-se haver persistência, dedicação e nunca desanimar, pois há luz no fim do túnel existe só basta procurá-la. #DesistirJamais #SimboraRealizar

 

Comente aqui