Skip to main content
doodle

O Doodle de aniversário personalizado pelo Google e o marketing de relacionamento.


Doodle de aniversário do Google

Hoje tive uma surpresa agradável. Entrei no Google para fazer uma pesquisa e vi que tinha um Doodle diferente com uma temática de aniversário. Coloquei o mouse na imagem pra ver do que se tratava e apareceu “Feliz aniversário, Felipe!”. Resolvi clicar e fui redirecionado para a minha página do Google Plus. No dia do meu aniversário recebi os parabéns do Google! Legal isso, não acham?

Isso que o Google fez é genial no sentido de que está totalmente alinhado com a estratégia deles que tem tomado forma desde que unificaram todos seus produtos e lançaram aquela nova política de privacidade que causou tantos debates. Eles dizem que querem entregar o melhor conteúdo para seus usuários e para isso precisam entender quem são eles através do seu padrão de comportamento na web e no dia do aniversário coloca um Doodle com uma mensagem personalizada!

Não sei se apenas quem tem conta no Google Plus recebe esse tipo de parabéns ou se é necessário estar sempre logado nos produtos da Google, mas sei que é um exemplo legal de CRM, de relacionamento com o cliente. Recebi e-mail do Grêmio com os parabéns, da Saraiva e de outros serviços que estou cadastrado, mas nunca esperaria encontrar no maior buscador do mercado, algo assim.

O que as empresas poderiam aprender com isso é que conhecer seu cliente é essencial. Um bom CRM é importantíssimo para ter um meio de alavancar os resultados e deixar os clientes satisfeitos ou encantados.  Tenho certeza que todos aniversariantes que abrem a página principal do Google e percebem que estão sendo felicitados, ficam admirados com o que aconteceu.

Esses tempos eu li um livro chamado “Tudo o que eu sei sobre marketing aprendi com o Google” e hoje eles deram mais uma lição de como sua estratégia de relacionamento e de conhecer bem seus clientes está alinhada com suas decisões no dia-a-dia da empresa.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *