Skip to main content
balde de gelo

O desafio do balde de gelo e a caridade em tempos de memes

balde de geloO infográfico, criado pela Infobase Interativa, dessa semana trouxe um tema que está muito em alta: o desafio do balde de gelo. A partir do segundo semestre de 2014, ganhou força o movimento Ice Bucket Challenge, ou Desafio do Balde de Gelo, campanha da ALS Association para angariar recursos para tratamento, pesquisa e conscientização pública sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica. Com a adesão das principais celebridades do mundo do esporte, da TV e da música, o evento tomou conta das mídias sociais.

As celebridade e o balde de gelo

O que levou Bill Gates, George Bush, Oprah Winfrey e centenas de outras celebridades a jogar um balde de água gelada na cabeça? Em uma palavra: caridade.

Quem é desafiado deve jogar um balde de água e gelo sobre a própria cabeça e indicar três amigos que devem fazer o mesmo em até 24h, ou doar US$ 100 para a ALS Association.

Apesar do desafio sugerir uma coisa ou outra, os participantes em geral têm feito os dois: tomar o bando de água gelada e doar à ONG.

Apesar das críticas de muitas pessoas em relação ao desperdício da água, é inegável que o #IceBucketChallenge tenha revolucionado as campanhas de caridade por meio das mídias sociais. Exibicionistas ou não, seus participantes conseguiram mobilizar molhões de pessoas no mundo inteiro e o aumento das doações é real.

Por mais que grandes campanhas humanitárias já tenham feito muito sucesso na web (#Kony2012 e #BringBackOurGirls são exemplos), nenhuma delas havia conseguido gerar tantas doações para uma boa causa.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.

Um comentário em “O desafio do balde de gelo e a caridade em tempos de memes

Comentários fechados.