Skip to main content
informação

O acesso à informação e a formação de opinião

Antigamente o acesso à informação era muito precário, nos anos 50 o rádio, os jornais e as revistas eram basicamente os meios pelos quais as pessoas tinham acesso aos acontecimentos da época, a TV estava iniciando no Brasil. Por isso, para um indivíduo naquela época formar uma opinião sobre determinado assunto, era um pouco difícil, já que ele não tinha uma gama de opções muito grandes para poder analisar e dar o seu parecer sobre determinado acontecimento.

O acesso à informação nos dias de hoje

Atualmente, isso já não é mais um problema, pois fontes de informação é o que mais temos. Vivemos em uma era em que o acesso à informação é praticamente instantâneo, onde pode ocorrer um terremoto no Japão e praticamente no mesmo momento sabemos do ocorrido aqui no Brasil. Vivemos na era da internet, das redes sociais, do Google, do Whatsapp, além de meios tradicionais de fornecimento de informações, tais como: a televisão, os jornais, as revistas e o rádio.

Entretanto, mesmo atualmente com tantos meios de acesso a informação, nós sabemos utilizar esses recursos da melhor maneira, para formar uma opinião apropriada sobre o que nos rodeia? Essa é uma pergunta muito apropriada, já que a oferta de informações é grande, porém será que estamos utilizando esses meios de comunicação da melhor maneira?

Muitas vezes não estamos utilizando os meios de acesso à informação de maneira adequada, pois deixamos de pesquisar sobre determinado assunto em várias fontes para se chegar a uma conclusão. Outras vezes, nem pesquisamos, formamos uma opinião a partir de uma conversa ou até baseado em um ponto de vista de um familiar ou amigo.

Com uma gama tão grande de fontes de informação, podemos pesquisar sobre praticamente tudo a fundo para formar opiniões sensatas e baseadas em fatos. Ter a sede pelo conhecimento e ser até curioso sobre tudo o que nos rodeia é nosso dever, pois aquele que não conhece o meio acaba sendo manipulado por ele. Portanto, não se deixe manipular e nem tenha opiniões superficiais, pesquise, estude, analise e acima de tudo, forme um ponto de vista sobre tudo, pois aquele que tem o conhecimento pode mudar o mundo. #Analise #Reflita #FormeOpiniões #MudeOMundo

 

Comente aqui