Skip to main content
natação-rio-pinheiros-xuxa

A primeira prova de natação do Rio Pinheiros

A Virada Sustentável, maior festival anual de mobilização e educação para a sustentabilidade do Brasil, cuja edição paulistana foi realizada entre os dias 25 e 28 de agosto, lança uma campanha publicitária que tem como mote a “Primeira Prova de Natação do Rio Pinheiros”.

Criada pela agência Menta, divulgada em duas fases, a campanha apresenta uma prova de natação fictícia no Rio Pinheiros, símbolo da degradação ambiental em São Paulo, tendo como garoto propaganda o nadador Fernando Scherer, o Xuxa.

Com painéis nos pontos de ônibus e nas estações de metrô, site do evento e ações nas redes sociais, a primeira fase da campanha é teaser e promove a hashtag #ProvaRioPinheiros. As peças convidam a população para a competição fictícia.

De acordo com Flavio Casarotti, presidente da Menta, ao usar o Rio Pinheiros, símbolo da falta de visão sustentável da cidade, a campanha quis provocar a discussão sobre sustentabilidade de forma impactante e mobilizadora. “Utilizamos a ‘Primeira Prova de Natação do Rio Pinheiros’ como um chamariz que sintetiza a necessidade de pensar e discutir sobre as questões da nossa cidade. O rio é um exemplo perfeito porque envolve todos os atores sociais de São Paulo: população, governo, empresas, turismo etc. O evento fictício que criamos vai provocar pela cidade a discussão sobre a urgência de sermos sustentáveis”, explica Casarotti.

“Nossa ideia é fazer todos pensarem como seria incrível se pudéssemos realizar provas esportivas, passeios e outras programações no Rio Pinheiros, mas não só isso”, afirma André Palhano, idealizador e coordenador da Virada Sustentável. “É importante conscientizar a população que melhorias profundas como essa só podem ser feitas se houver uma mobilização para a definição de novos rumos para o desenvolvimento humano”, destaca.

Com o apoio do Grupo Estado, Otima Concessionária de Exploração de Mobiliário Urbano e UOL, a segunda fase da campanha entra em cena neste final de semana, com a revelação do objetivo do evento em novos anúncios colocados nas mídias de mobiliário urbano e em muita mídia online. Esse novo material enfatiza outros sonhos sustentáveis da cidade, como: “São Paulo é a metrópole com o ar mais puro do mundo”, “Número de bicicletas ultrapassa o de carros em São Paulo”, entre outros.

Virada Sustentável

Maior festival de educação e mobilização para a sustentabilidade do Brasil, a Virada Sustentável realiza sua 6ª edição em São Paulo, entre os dias 25 e 28 de agosto, com centenas de atrações culturais e atividades gratuitas distribuídas por toda a cidade. Depois de passar por Porto Alegre e Manaus, a edição deste ano traz como principal eixo temático os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial construída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de definir novos rumos para o desenvolvimento humano.

Entre os destaques de São Paulo estão a programação especial no Parque do Ibirapuera, com instalações, teatro e atividades lúdicas para adultos e crianças, além de palestras no Museu de Arte Moderna (MAM); uma rica programação nos CEUs e Fábricas de Cultura da cidade, que inclui um intercâmbio entre artistas locais e estrangeiros do grafitti art com curadoria do artista Binho Ribeiro; um “Pimp My Carroça” especial com catadores de resíduos do artista Mundano; uma sessão de meditação coletiva no topo do edifício Martinelli, promovida pelo grupo Awaken Love; e bicicletadas na Av. Paulista e região com os grupos Bike Tour SP e Vá de Bike, entre outros.

A edição tem ainda o Unibes Cultural como foco dos conteúdos e rodas de conversa inspiradoras da Virada, o ContAí, reunindo mais de 40 pessoas que vêm fazendo a diferença na cidade em áreas como Educação, Cinema, Alimentação e Kebrada, entre outras. O espaço também contará com sessões gratuitas da mostra “Diálogos no Escuro” (um passeio conduzido por guias deficientes visuais, numa incrível experiência multi-sensorial), exposições e atividades lúdicas.

A Virada Sustentável – São Paulo 2016 é apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura e pelo PROAC – Programa de Ação Cultural. É apresentada pela Braskem, com patrocínio da Novelis e apoio das empresas AES Eletropaulo, Accor Hotels, Ball, Ticket, Natura e Hospital Bandeirantes. O evento conta ainda com a colaboração dos parceiros: Instituto Alana, Bigud Digital, Menta Propaganda, Fala Sampa, WRI Brasil, das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Meio Ambiente e Secretaria Estadual de Cultura. A promoção é feita por UOL, Catraca Livre e Ótima. A realização é da Virada Sustentável, em parceria com Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Ficha Técnica

Campanha: Primeira Prova de Natação do Rio Pinheiros
Anunciante: Virada Sustentável São Paulo 2016
Aprovação Cliente: André Palhano, Gianna Toni
Presidente, Diretor de criação: Flávio Casarotti
Head of Art: Rodrigo Moraes
Diretor de arte: Kleber Campioni, Rodrigo Moraes
Redator: Weber Luiz de Andrade, Flávio Ferri
Arte final: Renato Morais
Atendimento: Pedro Battesti, Fernanda Sartori
Mídia: João Theoto
RTVC/Artbuyer: Manuela Peixoto
Produtora: Academia de Filmes
Direção: Paulo Mancini
Produção: Marily Raphul
Atendimento: Nádia Agudo
Coordenador de produção: Duda Marujo
Diretor de produção: Marcelo Ramos
Montador: Samya Carvalho
Finalização: Equipe Academia de filmes
Produtora de áudio: Ritmika
Fotógrafo Anúncio Xuxa: Paulo Mancini
Fotógrafo Anúncios bicicleta, flor e lâmpada: Gustavo Santos
Fotógrafo Anúncio nadadora: ShutterStock
Retoque: BVMCross

Virada Sustentável – São Paulo 2016

De 25 a 28 de agosto
Parque Ibirapuera + Unibes Cultural + Dezenas de locais na cidade

Comente aqui