Skip to main content
não quebre a confiança

Time do futebol sergipano lança movimento de conscientização sobre a violência contra a mulher.

No último mês de março, o Confiança, o principal time do futebol sergipano, viveu um momento mágico na sua história: Enfrentou o Flamengo. Em casa e mesmo com um jogador a menos desde os 10 minutos de jogo, conseguiu vencer a partida pelo placar de 1 a 0. Detalhes do jogo a parte, no dia da partida válida pela Copa do Brasil, o azulino de Sergipe lançou um movimento que vai muito além que qualquer jogo de futebol.

Sobre a violência contra a mulher em Sergipe

Sergipe ocupa o 18º lugar no ranking de violência contra a mulher e só em 2015 foram registrados 3.065 casos, levando em consideração a área e população esse é um número alarmante. O tema faz parte do cotidiano da sociedade local e diversas campanhas são desenvolvidas por todo o Brasil visando à conscientização e a importância de denunciar o agressor, quase nunca nenhuma campanha é direcionada para a conscientização dos homens, os verdadeiros causadores desse mal que atinge todo o país. Por isso que talvez ao invés de diminuir, os números só crescem.

A campanha do Confiança

Em ação assinada pela Zeca, agência sergipana, toda a campanha é direcionada para conscientizar os homens através de uma mudança no maior símbolo de qualquer torcida: A camisa. Durante o jogo, ao invés de ter seus nomes estampados na camisa, os jogadores adotaram o nome de mulheres que sobreviveram a agressões e contaram suas histórias no site da campanha.

Além disso, o Confiança sugeriu que a torcida apoiasse a campanha fazendo um gesto com as mãos, que simbolizava um punho sendo impedido a cometer qualquer violência. Os jogadores acompanharam o gesto durante o hino nacional e diversas fotos também foram tiradas e publicadas no Instagram acompanhadas da hashtag #naoquebreaconfianca

O pontapé inicial foi dado, o time resolveu abraçar o projeto e trazer para um universo machista, uma causa que ultrapassa qualquer gênero.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.