Skip to main content
musica

Música, marketing e experiência do consumidor

Você já pensou como a música pode influenciar o seu negócio? Sua loja tem música? Ela te ajuda a vender mais ou menos? Cada um tem um jeito particular de perceber música e a música tem o poder de mudar tudo.

Buscar novas vertentes no mercado competitivo é uma tarefa essencial para executar um bom trabalho de marketing numa empresa. Seja posicionando a marca, trazendo clientes ou fidelizando-os; a marca precisa ser coerente e expressar sua verdade e identidade em todos os aspectos.

A audição é o sentido mais importante da natureza humana, é o único sentido que não se pode “desligar”; pegando carona nessa verdade, como as marcas trabalham os sons? Qual o som que expressa a verdade da sua marca?

 

Muitas vezes o som ambiente é acidental, colocado de acordo com o gosto pessoal do gerente ou proprietário da marca sem dar muita importância. Mas você já parou para pensar se o que está tocando na sua loja ou estabelecimento vai de acordo com os gostos pessoais do “cliente alvo” que você traçou?

É um pouco incoerente pensarmos que não damos devida atenção a música que toca. Estabelecemos uma logo atrativa, decoramos o ambiente, colocamos aromas… despertando todos os sentidos, mas e a audição? Esta muitas vezes é deixada de lado.

Num estudo de caso feito num supermercado da Zona Sul do Rio de Janeiro observou-se que quando tocava música francesa os vinhos franceses vendiam 50% a mais que os vinhos alemães, quando experimentaram colocar música alemã o número inverteu e os vinhos alemães passaram a vender mais que os franceses.

Numa pesquisa feita em 2012 identificaram o  que as pessoas consideram mais difícil de viver sem no cotidiano:

  • 70% internet
  • 54% celular
  • 40% música

Para os consumidores é importante:

  • A música no volume certo: 90%
  • Combina com a marca: 50%

É preciso identificar o que seu consumidor gostaria de ouvir, o que seu público alvo ouve e curte. Expressar sua verdade através da música e assim fixar cada vez mais sua marca no mercado.

Comente aqui