Skip to main content
mídia programática

Mídia Programática: o que agências e clientes precisam saber

O clichê de ser um mercado novo ainda é muito difundido e não é raro ouvir clientes traumatizados por uma campanha com resultados abaixo da expectativa.
Isso ocorre devido a dois principais pontos:

  • Campanhas mal planejadas;
  • Resultados mal avaliados.

Há regras básicas que podem provar o valor da mídia programática e quebrar algumas barreiras das sombras de dúvidas que rondam esse mercado.

Campanha de mídia programática não se faz em 10 dias

Não confie em ninguém que te garanta resultados numa campanha com período menor que 1 mês, sendo que um cenário maior que 60 dias é o ideal.

Mídia programática não deve ser uma linha do seu plano de mídia

Estamos em um universo de possibilidades, tratar mídia programática como apenas mais uma forma de entregar peças é um descuido que nenhum cliente merece passar.

Diversificar para qualificar

Ir além do open action é o mínimo esperado, o cenário de mídia programática permite uma ampla variedade de parceiros, são inúmeras SSPs, adnetworks, Data Providers, portais e plataformas… Diversificar é aumentar a margem de acertos.

Otimizar sempre

De nada adianta visualizar os dados, ter uma infinidade de informações qualificadas se não há uma tomada de decisão eficaz.

Você irá pagar mais caro por um inventário mais qualificado e exclusivo

Pode parecer óbvio, mas trabalhar Private Deals ainda é uma barreira quando se trata de avaliar resultados, pois preços elevados sempre serão questionados.

Se eduque para trabalhar um modelo de atribuição LINEAR

Campanhas com conversão podem obter resultados impressionantes, mas não cometa o equívoco de comparar os resultados com sua campanha de search.
Trabalhando um modelo de atribuição LINEAR, você verá que muitos dos usuários que converteram foram impactados em algum momento por campanha programática.

Permita implementação de tags no seu site

Tags simples de retargeting podem alavancar sua campanha. Além de poder trabalhar a longo prazo com uma boa base de usuários com grande afinidade potencial.

Exija um controle de blacklist

Por mais que todo cuidado seja tomado no planejamento, sempre visualize os sites em que a campanha está rodando.
Otimizar, rentabilizar e limpar a “sujeira” é uma etapa fundamental para o sucesso de uma campanha.

Avalie os dados de pós-clique

É preciso ir além dos dados oferecidos pelas plataformas de DSP. Mensurar Connect Rate de cliques em visitas possibilita identificar possíveis falhas na entrega, como cliques desqualificados que resultam em visitas com alto bounce rate e navegação limitada.


Escrito por:

flavio araujo

Consultor de Mídia Programática na Mindigitall

Profissional de Mídia Programática com experiência em Business Intelligence e Web Analytics.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/o-que-ag%C3%AAncias-e-clientes-precisam-saber-sobre-m%C3%ADdia-flavio-o-araujo?trk=hb_ntf_MEGAPHONE_ARTICLE_POST

Comente aqui