Skip to main content
Michael Jordan

Michael Jordan: um grande atleta e uma grande marca

Semana passada Michael Jordan completou 50 anos. Eu lembro que na época em que ele jogava no Chicago Bulls eu passei a torcer por eles na NBA porque gostava muito de ver Jordan em ação (junto com outros grandes jogadores como, por exemplo, Scottie Pippen). Eu tinha camiseta, moletom e boné do Bulls (além deles, a única equipe de basquete que eu torci foi a Pitt Corinthians de Santa Cruz do Sul), mas na época não tinha a mínima noção do que ele representava economicamente para sua equipe, para a NBA, para o esporte e para seus patrocinadores.

Hoje Jordan fatura por ano 80 milhões de dólares sem praticar o esporte o qual o consagrou (lembrando que ele se aventurou no Baseball também). Essa informação li na Época Negócios e os valores são resultados de cálculos feitos pela Forbes. Como vocês devem esperar, boa parte desse valor vem de patrocinadores. Por isso lembrei de comerciais que talvez sejam os mais clássicos a respeito de Jordan. O primeiro é o “Be Like Mike”, uma campanha da Gatorade para promover sua bebida para atletas. No livro “Gatorade – Primeiro Lugar na Sede” tem a história dessa campanha e como ajudou a marca a alavancar suas vendas aos jovens.

 

Esse comercial é de 1992 mas em 98 teve uma nova edição. Outro comercial da Gatorade com o Jordan que é muito legal é um onde o Jordan “atual” na época enfrenta o Jordan do Chicago Bulls (alguns anos mais novo) e ao final chega um novo desafiante… olhem para ver o que acontece:

 

Além da Gatorade, a Nike com a coleção “Air Jordan” (aliás, a divisão de produtos Jordan ainda tem grande força para a Nike) lançou uma série de comerciais no início dos anos 90 com o diretor Spike Lee. É fato conhecido que o diretor é fã do New York Knicks, enquanto Jordan era o ídolo do Chicago Bulls. Para terminar deixo 2 comerciais dessa série que eu gostei mais:

 

Michael Jordan foi um fenômeno como jogador e se mostra outro como marca. Fora das quadras deu exemplo e tenho certeza que todos que acompanharam sua carreira nunca esquecerão o atleta que ele foi.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *