Skip to main content
mercado objetivo

Mercado Objetivo: tudo que você deve saber

Muitas vezes lidamos com diversos conceitos de marketing e negócios, os quais tendem a gerar uma certa confusão, como por exemplo o de mercado objetivo e o de segmento. O que significa cada um exatamente? Como posso identificar o mercado objetivo do meu negócio? Responderei essas e muitas mais perguntas no seguinte post.

Como Definir o nosso Mercado Objetivo

Definir com clareza o nosso mercado objetivo é uma das peças fundamentais do nosso negócio. Mas primeiro vamos entender bem o que entendemos por mercado objetivo. O mercado objetivo é um grupo de pessoas que respondem a um determinado perfil demográfico e socioeconômico, ao qual iremos apontar e oferecer um produto ou serviço. Podemos chamar esse grupo de público-alvo.

Uma vez estabelecido o nosso mercado objetivo, após utilizar variáveis mais qualitativas, podemos segmentar tal mercado e orientar a nossa oferta a um determinado sub-grupo (segmento) em função de seus hábitos, costumes e valores.

Conselhos Práticos para Definir o seu Mercado Objetivo

Utilize variáveis demográficas

A seguir fiz uma lista com as principais variáveis demográficas para começar a definir o seu mercado objetivo:

  • Idade

  • Sexo

  • Ocupação

  • Lugar de Residência

  • Profissão

  • Nível socioeconômico

Suponha que estamos considerando abrir uma pizzaria gourmet. Um exemplo de mercado objetivo para tal negócio poderia ser: homens e mulheres entre 25 e 45 anos de idade, que residam na zona oeste da cidade de São Paulo e que tenham nível socioeconômico médio-alto.

Segmente o seu mercado objetivo

Ao incorporar outras variáveis mais qualitativas à análise, você poderá segmentar o seu mercado objetivo e proporcionar uma oferta com maior valor agregado. Isso repercutirá de uma forma muito positiva na rentabilidade do seu negócio. Assim como acontece no campo do Email Marketing, a segmentação é crucial. Para isso, busque saber as seguintes características:

  • Personalidade

  • Costumes

  • Valores

  • Interesses

  • Hobbies

  • Estilo de vida

  • Comportamento de compra

Lembre-se que para conhecer essas características próprias do seu público-alvo, você deverá realizar pesquisas de investigação de mercado. No caso do comportamento de compra, você pode armar um histórico com as variáveis de cada cliente: se compra por necessidade, em datas especiais, somente quando há promoções, etc.

5 Vantagens de Definir o nosso Mercado Objetivo

Conhecer com clareza a quem pretendemos vender o nosso produto tem uma série de vantagens importantes. A seguir cito algumas:

1- Otimizar recursos: O tempo e o dinheiro são dois dos recursos mais escassos. Conhecer o nosso mercado objetivo nos permitirá escolher os meios de comunicação, distribuição e promoção adequados para comercializar o nosso produto com eficiência em tal mercado.

2- Segmentar o nosso mercado objetivo: Em segunda instância, nós podemos selecionar um segmento em particular do nosso público-alvo, somando aos critérios demográficos e socioeconômicos certas características culturais e de consumo.

3- Adaptar melhor o nosso produto: Segmentar o nosso mercado objetivo nos permitirá entender melhor a demanda e orientar oferta e esforços de marketing para satisfazer as necessidades específicas deste segmento.

4- Gerar novas ideias de produto: Nem sempre tal produto ou serviço é o primeiro que aparece. Ter bem claro o nosso mercado objetivo nos ajudará a definir e refinar essa ideia que começou a brotar em nossas mentes e assim a podemos levar adiante.

5- Determinar com clareza a demanda potencial do nosso produto: Realmente existem pessoas interesadas no meu produto? Conhecer as características demográficas e socioeconômicas do nosso mercado objetivo nos dará uma ideia mais concreta sobre a demanda potencial do nosso produto.

Espero que esses conselhos possam ser úteis ao seu negócio. Não deixe de levar tudo isso em consideração na próxima vez que você tenha uma ideia de negócio inspiradora ou quando você necessite mudar os ares do seu produto ou serviço.

Uma pergunta: você conhece algo sobre Landing Page? Se a resposta é não, então conheça. Essa é uma ferramenta fundamental para construir uma base de dados de forma ética e efetiva, além de proporcionar uma segmentação 100% precisa, além de outras funcionalidades. Eu recomendo Lander, InstaPage e Landingi entre outras aplicações.

Isso é tudo! Se você tem outras ideias que já tenha colocado em prática para definir o seu mercado objetivo, vamos trocar algumas ideias. Compartilhe-as, eu quero saber!

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *