Skip to main content
melhores vendedores vietnam

Os melhores vendedores do mundo

Viajar tem destas coisas. Você olha para o mundo de outra forma. Isso é o melhor de viajar.

Cheguei finalmente ao Vietnam. Estou na cidade de Hanói, claro que já encontrei gente de São Paulo aqui também. 😉 Mas o tema deste post é sobre os vietnamitas, os melhores vendedores do mundo. Como eles são ferozes na hora de vender, estou aprendendo muito com eles.

Basta estar parado na rua que rapidamente quem passa tem algo para lhe vender. Algumas coisas você diz nem precisa mas ai ele olha para os seus tênis e vê que tem um pedaço gasto, ele logo se apronta para dar um ponto e cosê-lo ali mesmo enquanto ainda o seu tênis está calçado. Estes caras têm soluções para tudo e isso é saber responder à procura, é estar preparado para fechar uma venda.

 

Os melhores vendedores do mundo vendem por exemplo, fruta. Você negocia o preço de tudo e eles sempre dizem “muito barato” e você sempre compra sabendo que eles estão vendendo mais caro que nos locais de venda. Eu, por exemplo, já comprei bananas a três preços diferentes. Nada está tabulado num preço, é o vendedor e você que fazem o preço ali mesmo aquela hora. Claro que a experiência vai dar-te mais perícia para negociar e saber o que é justo. Mas eles são os melhores vendedores do mundo porque são pacientes. Ter paciência é a virtude de um vendedor de classe mundial. Estes caras sabem ouvir um não, sabem não insistir caso o cliente já tenha desviado o olhar e nunca perdem o sorriso. Dá vontade de comprar!

Com esta experiência, se tivesse que enumerar alguns aspectos fundamentais para que qualquer vendedor seja um exemplo na arte de vender diria:

  1. Ouvir o cliente para saber o que ele realmente procura para satisfazer uma necessidade, ou ouvir para que você mesmo consiga perceber qual a sua necessidade;
  2. Nunca perder o sorriso e apresentar todas as soluções que tem disponível;
  3. Ao primeiro lance em que o cliente desvia o olhar ou diz que não quer, deixar o seu contacto (ou pedir o contacto) para que a ligação com o potencial cliente seja feita por outras vias;
  4. Negociar sempre tudo.

Comente aqui