Skip to main content
marketing oportunidade

O Marketing de Oportunidade como estratégia no E-commerce

A interação entre os consumidores e marcas mudou significativamente nos últimos anos. Os meios de tecnologia foram os responsáveis por todas essas importantes transformações no mercado de consumo e, de maneira geral, pela nova forma de consumir da sociedade. Cada vez mais há conexão e busca constante de informações e de novas experiências.

Assim, há uma diferença entre o que as pessoas querem e o que eles experimentam online. Diversas ações são necessárias para atrair tráfego para uma loja virtual como: e-mail mkt, Social Media, Links Patrocinados, SEO entre outras. Porém, acredito bastante na força das mídias sociais e uma das ações que mais gosto é a de Marketing de Oportunidade. Mas, claro, é preciso ser uma marca bem madura e ter gestores abertos a essa inovação junto da equipe de social media.

Ação de Marketing de oportunidade nada mais é do que aproveitar o momento para aumentar o buzz da sua empresa ou marca. Existem diversos cases de Social Media e oportunidades no Brasil e uma das que mais gosto é da fast food brasileira Giraffas. Quem não lembra?

marketing giraffas

No ano passado, quando o Burger King resolveu pedir uma trégua ao principal concorrente o McDonald’s, em uma campanha pelo Dia Mundial da Paz. A intenção da rede era criar um sanduíche que unisse as duas marcas. A partir disso, surgiu o McWhoper, que combinaria os populares Whopper, carro chefe do Burger King, e o Bic Mac, do McDonald’s. Porém, devido a um recuo do McDonald’s, a rede Giraffas aproveitou o buzz oportuno e enviou um convite ao Burger os internautas amaram a ideia.

O Marketing de oportunidade é um dos benefícios do Marketing Digital! A instantaneidade permite que as marcas se aproveitem de situações no momento certo e o público faz o resto. A cada minuto um novo meme surge na internet e as marcas devem se aproveitar dessa oportunidade, mesmo que de forma cautelosa e estratégica, pois auxiliam a abertura de comunicação com os consumidores, tanto no online quanto nas lojas físicas.

Estamos vivendo mudanças significativas na dinâmica do mercado de hoje. Que vão desde como e onde as pessoas compram e os caminhos para que as marcas estão reagindo à nova era. Onde as pessoas estão no controle e as expectativas são maiores do que nunca!

Se você não pode sempre competir em preço, pode sim diferenciar sua marca através da comunicação interativa, elevando as vendas através da construção de confiança e experiência de usuário, permitindo um serviço eficiente de comodidade (comércio eletrônico), transparente e agradável para seus prospects e clientes. Em um mundo em que o serviço e conveniência tornaram-se commodity, você precisa ter uma compreensão abrangente dos seus clientes, saber em que eles estão interessados e em atender a experiência que eles esperam e querem.

Separei alguns exemplos de campanhas de oportunidades que já aplicamos aqui na empresa. Confira abaixo alguns exemplos!

1) Briefing Tá tranquilo, ta favorável:

marketing ta tranquilo ta favoravel

2) Briefing BANG

marketing bang

3) Briefing Meu Malvado Favorito

marketing malvado favorito

4) Briefing RJ

marketing carnaval rj

Personalização, experiência e comodidade são essenciais no E-commerce principalmente nos dias atuais, onde os consumidores estão no controle e as marcas são responsáveis por entregar exatamente o que eles querem e esperam.


Escrito por:

Analista de Marketing Digital da Mais Continental

Profissional de Marketing com experiência em Planejamento, implantação de departamentos de marketing e desenvolvimento de projetos de Comunicação e Marketing.

Comente aqui